Dramas da vida real: trabalhar com informática

Os chatos estão em todos os lugares e especialmente quem trabalha com informática tem um contato mais “íntimo” com este tipo de gente.
g2554

Você se deu bem...

Não existe hora, nem lugar, nem ocasião que impeça um chato de se aproximar do cara que “mexe com computador”. Imagine a cena: a festa esta rolando, luzes estroboscópicas piscam, o pancadão techno está comendo solto e você repara aquela loira olhando para você. Provavelmente, olha para ver se não está olhando pro cara atrás de você, mas não! É para você mesmo! Ela se aproxima, você sorri e aí ela diz:
- Você mexe com computador?
No começo, você pensa: a pobrezinha está só puxando assunto. =) Ela continua o papo:
- Esses dias eu fui ligar meu computador e ele começou a exibir a mensagem “falta NTLDR.dll” o que você acha que pode ser?
Broxante, não?

Lar, doce lar...

Mas o problema vai mais além: os chatos marcam a hora em que você chega em casa do trabalho; não ligam para o fato de você ter passado o dia atendendo a outros chatos, telefonam, batem palmas no portão, tocam a campainha e sempre começam a conversa com “deixa eu te perguntar...”.
Vamos à dramatização: você chegou depois de 12 horas de telefone tocando e o chefe falando que precisa enviar um relatório para ontem, pegou um ônibus lotado na volta pra casa e, graças à tecnologia, um imbecil ligou o celular/mp3 player tocando a “Dança do Créu” à sua direita enquanto outro, à sua esquerda, escuta a banda Calypso. O engarrafamento vai longe e uma tartaruga acaba de passar o seu ônibus. Em casa, você se joga no sofá e alguém toca a campainha. Quando sua mulher atende, lá vem o chato sorridente:
- Ô rapaz! Tá cansado?
Você vira os olhos e começa a espumar pela boca.
- Vem cá... deixa eu te perguntar uma coisa... quando você liga o PC e ele começa a apitar o que pode ser?
Você resmunga umas explicações e ele coça o queixo:
- Tem como você ir lá em casa olhar?
Cenas de violência lhe passam pela cabeça. =)

Come depois, vai...

Fundamentalmente um chato sempre consegue se superar, pode ter certeza de que o simples fato de você estar almoçando ou ter sido atropelado por uma jamanta não implica nenhum impedimento. Quando dá 12:30 (sim, você já perdeu 30 minutos do seu almoço) finalmente se senta para almoçar; garfo e faca na mão, espeta a carne e faz um corte suculento num naco. Leva-o à boca e antes da primeira mordida, batem à porta:
- Dá licença? - aparece uma cabeça dentro da sala.
Você devolve o pedaço de carne ao prato.
- Está almoçando?
Você olha para o relógio para ter certeza de que não estava vendo as horas erradas. Não, realmente, são 12:31, hora de almoço em muitos países, inclusive no Brasil. O garfo e a faca nas suas mãos também seriam uma boa dica e se isso não bastasse, a cena de você, congelado, com a boca aberta e o garfo cheio de comida suspenso no ar já serviriam para responder a pergunta.
- Pode vir na minha sala olhar meu computador? - pergunta o chato.
Provavelmente você, num acesso de fúria, arremessa a faca que fica cravada na porta, acertei?

O que fazer?

Enfim, eles estarão em todos os lugares: funerais, festinhas, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê e o que nos resta deve ser ou rir, ou chorar, ou comprar um rifle, uma caixa de rosquinhas e subir em uma torre. ;-)

  • Share/Bookmark

Posts relacionados:

  1. Mais tempo de vida para o Fedora

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

22 Responses to “Dramas da vida real: trabalhar com informática”


  • Faça como eu: Ignore!!!
    uhauahuahuah

  • Eu ri :-D . Isso pode­ria virar uma boa never-ending série.

  • Huah­sas, muito bom o post. Um dos melho­res (não ins­tru­ti­vos) que eu já li nos ulti­mos tem­pos. Para­béns. Rsrs, eu sou um cara extre­ma­mente calmo. Tipo, estres­sar não vai adi­an­tar, então tento ser cínico, sar­cás­tico, irô­nico, e por fim, ignoro. As vezes, chego a ser mal edu­cado, mas peço des­cul­pas depois, e digo q tava estres­sado XD

  • Eu tenho uma cami­seta escrito “Não, eu não con­serto seu com­pu­ta­dor” e pre­tendo com­prar pelo menos mais umas cinco.

    Pior é aquele tipo que começa com um papo, dizendo que tá com um pro­blema achando que você conhece todas as solu­ções magi­cas dos pro­ble­mas que podem acon­te­cer com um com­pu­ta­dor: começa com um “meu celu­lar não tá envi­ando as fotos pro meu com­pu­ta­dor” e se você não con­se­guir des­viar do assunto ou sair cor­rendo á tempo ter­mina em: “você não pode dar uma pas­sada lá em casa pra ver isso pra mim?”.

  • O chato está na Wiki­pe­dia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chato

    Pia­di­nhas à parte, eu ado­rava cha­tos quando tra­ba­lhava com infor­má­tica. “Rapaz, pode ser muita coisa isso que você está per­gun­tando: desde uma infes­ta­ção vírus à cor­rup­ção de arquivo, ou mesmo um dano físico. Mas para dar um pare­cer ou mesmo con­ser­tar, pre­ciso exa­mi­nar o seu com­pu­ta­dor. Vamos mar­car uma hora? Se for coisa sim­ples, você só me paga a visita”.

  • É tudo isto e muito mais, que acon­tece com os tem como pro­fis­são a infor­má­tica, ainda mais hoje quando alguém da famí­lia fez um “curso” de infor­má­tica de 30 dias e já se julga téc­nico ou coisa pare­cida, eles já vem com estas inves­ti­das e ainda que nos ensi­nar à tra­ba­lhar. Pre­ci­sa­mos ser muito demente para supor­tar. Veja śo o nosso amigo André Vitor, ele diz que é calmo, ao mesmo tempo que con­fessa ser mal edu­cado; não conheço nenhum que aguente estes “cli­en­tes ou vizi­nho” imper­tu­lante. Valeu!

  • Ahhhh quem nunca pas­sou por isso hein? ahu­ahu­ahuhu não aguento mais isso e como o colega aí em cima disse, eu estou pra rece­ber uma cami­seta tipo a do think­geek, escrito “No, I will not fix your computer”.

    Daí quando o esper­ta­lhão per­gun­tar, eu já res­pondo ;D

  • Aos vizi­nhos e paren­tes, sem­pre digo para leva­rem o pc ao
    téc­nico da esquina.

  • A parte do “posso te fazer uma per­gunta” é real­mente clás­sica hehe

    Abra­ços!! ;)

  • 11 em cada 10 cha­tos (desse tipo) têm Win­dows no com­pu­ta­dor. Então eu per­gunto logo:

    “O que vc tem no com­pu­ta­dor ? É Win­dows ? Ihhh… eu só uso Linux, faz muito tempo que não uso Win­dows (men­tira des­la­vada … os jogui­nhos que o digam :-) dá muita dor de cabeça, vírus, tro­jan, etc … Quer q eu ins­tale o Linux para vc ?”

    Pronto, depois de um sor­ri­si­nho ama­relo e um “Depois a gente vê isso” nunca mais me per­tu­bam :-)

    E se acei­ta­rem ins­ta­lar o Linux ? Bom, faço logo uma ins­ta­la­ção do Kubuntu com mp3+win32codecs+IEs4Linux+tralha toda e nunca mais me per­tu­bam, de um jeito ou de outro :-)

  • O mais legal é quando che­gam e falam: “bah cara, to com um pro­blema no meu com­pu­ta­dor, quanto tento abrir (insira o nome de um pro­grama des­co­nhe­cido que foi lan­çado ontem) e apa­rece uma men­sa­gem de erro; o CODIGO É 001549(ou qual­quer outro).

    Como se tivés­se­mos uma tabela men­tal con­tendo “Codigo — Des­cri­çao — Soluçao”.

    eheheheh

    Tei­lor, onde vc com­prou sua camisa?

  • Mais comum do que parece. E não só com os espe­ci­a­lis­tas em infor­má­tica. Médi­cos e advo­ga­dos tam­bém são con­sul­ta­dos incessantemente…

  • HAH!

    Ir na casa:
    “Aí, vamos lá em casa?” -> Não, me des­culpe, não faço ser­viço fora do horá­rio.
    “Ah, eu pago, não é de graça não” (por­que todo mundo sabe que pes­soal de infor­má­tica é deses­pe­rado por dinheiro) -> Nem pagando.
    “Poxa, vamos lá” -> Eu só ajudo em casa ami­gos muito ami­gos e paren­tes. ( aí o cara já se toca que vc não é amigo dele de verdade)

    Hora do almoço:
    “Oi, você tá almo­çando?” -> Tô, ser­vido? (Tiro 1)
    “Podia ver aqui a minha máquina?” -> (con­ti­nue a comer nor­mal­mente, demore a res­pon­der) Passo depois lá. (tiro 2)
    “Poxa, é que eu esta pre­ci­sando muito” -> {Sor­riso na cara) “é, mas eu to no meu horá­rio de almoço. Mas fica tran­quilo que eu passo lá”

    Suporte em casa:
    “Oi, tudo bem?” -> Oi, tudo. Que manda?
    “Eu estou com o pro­blema assim” -> ah tá… Tenta rei­ni­ciar.
    “não foi” -> é, aí só levando na loja.
    “Vc não vem aqui ver?” -> siga para o caso da visita.

    Suporte téc­nico legal? Eu sou é BOFH malandro!

  • Cara­cas, o começo já acon­te­ceu comigo, tudo bem que nem era uma loira e nem era tão bonita, mas dava um caldo, sim­ples­mente broxante.

    - Vem cá… deixa eu te per­gun­tar uma coisa… quando você liga o PC…

    E esta acon­te­ceu hoje, lá pelas duas da tarde (ou seria ontem), só que era o win­dão que não boo­tava hehe.
    Fui bem claro para ele, poe o seu cd do win­dows no drive e formata.

  • Nossa muito legal esse post

    comigo só acon­tece dos car me liga­rem de noite pedindo se eu tenho algum suporte pra fazer e mesmo dizendo que eu tenho eles ainda isis­tem dizendo, pô voce pode me ligar a hora que voce ter­mi­nar o suporte, no caso 10 ou 11 da noite.
    É o fim mesmo

    valeu

  • Qdo nao que­rem que de que­bra voce con­serte a cafe­teira de uma dica num jogo, ache uma fun­ção oculta e de uti­li­dade duvi­dosa no excel. …afff…

  • Isso acon­tece fre­quen­te­mente comigo também …

  • Rapaz, o pior somos nós que estu­da­mos com­pu­ta­ção!
    Quando falo para alguém a facul­dade que faço, logo vem aquela frase “ah, que legal, quando meu com­pu­ta­dor apre­sen­tar algum pro­blema, agora já sei quem cha­mar”¬¬
    Sin­ce­ra­mente, esse pes­soal acha que nós sofre­mos 5 anos de curso de com­pu­ta­ção para virar­mos técnicos??

    PS: tam­bém tenho essa cami­seta do “eu não vou con­ser­tar seu com­pu­ta­dor”.^^
    Se não me engano, ela é ven­dida no ThinkGeek.

  • rsrsrsrsr­rsrsrs

  • Não dá para dizer:
    ’no momento, todos os nos­sos aten­den­tes estão ocu­pa­dos. Sua liga­ção é muito impor­tante para nós. Após o sinal, deixe seu recado que logo retor­na­re­mos. Obrigado.tu-tu-tu’?
    :D

  • Se você esta pro­cu­rando um lugar que venda com­pu­ta­do­res visite http://www.mninfoway.com.br

Leave a Reply