Primeiras impressões sobre o Fedora 10

by LonelySpooky

Bem, pes­soal, final­mente ins­ta­lei aqui o meu Fedora 10 e gos­ta­ria de com­par­ti­lhar com vocês as pri­mei­ras impressões.

A ins­ta­la­ção não tem gran­des novi­da­des. É fácil de ins­ta­lar, como sem­pre e não teve nenhuma mudança sig­ni­fi­ca­tiva nesse pro­cesso. Um colega meu disse que per­deu tudo no HD (60 GB de bac­kup), mas pro­va­vel­mente foi por burr.. digo, por um erro dele, que deve ter man­dado apa­gar o HD inteiro.

Durante o pri­meiro boot vie­ram os dois pri­mei­ros impactos:

1 — Não apa­rece mais o GRUB

2 — Senti falta do RHGB (aquela teli­nha grá­fica com uma barra de pro­gresso durante o boot). Em vez do RHGB, o Ply­mouth mos­tra uma barra de pro­gresso sem nenhuma outra infor­ma­ção de texto em uma tela escura. Sem mexer em nada, o pri­meiro boot do meu Fedora 10 durou 33 segun­dos (já vi boots em 22 segun­dos e ouvi falar de boot em 18 segundos).

Tal­vez pelo fato de o Fedora basear seus temas sem­pre na cor azul, achei a apa­rên­cia meio “já vi isso antes”. As dis­cus­sões para criar os temas do Fedora são aca­lo­ra­das, há milha­res de emails, bri­gas, tes­tes, buro­cra­cias e no fim, o efeito é o de um estalinho.

Tive espe­ran­ças, por exem­plo, de que o GDM viesse com esse aspecto mais esti­li­zado em vez desse, her­dado das ver­sões ante­ri­o­res e tam­bém fiquei cha­te­ado de, mais uma vez, os ícones desen­vol­vi­dos pelo pro­jeto Fedora não fica­ram prontos.

De fato, eu não ligo muito pra isso de “buni­teza” do sis­tema. Par­ti­cu­lar­mente eu nem troco os ícones dos meus Linux e pre­firo quando está tudo fun­ci­o­nando, mas sei que um sis­tema visu­al­mente agra­dá­vel ajuda muito na adoção.

Embora o visual não empol­gue, minhas recla­ma­ções param por aí. O Fedora 10 é, arrisco dizer, o Linux que mais che­gou perto do que eu achava que um Linux deve­ria ser. O reco­nhe­ci­mento de hard­ware está impres­si­o­nante, reco­nhece mesmo as web­cans mais vaga­bun­das e detec­tou minha câmera foto­grá­fica (que deu tra­ba­lho no Fedora 9).

Se o seu YUM está con­fi­gu­rado direito e você tem repo­si­tó­rios com codecs de mp3 ou outros for­ma­tos, basta ten­tar exe­cu­tar esses for­ma­tos e o Pac­ka­ge­Kit vai atrás dos codecs pra você, uma mão-na-roda, pra quem usa o PC como cen­tral multimídia.

Gos­tei muito do “Cri­a­dor de Paco­tes de Ser­vi­ços”, que é um pro­grama que per­mite gerar um paco­tão a par­tir dos RPMs que você tem no seu sis­tema. Esse con­junto de paco­tes pode ser levado e ins­ta­lado em outras máqui­nas (dá pra man­ter, por exem­plo, um PC sem inter­net sem­pre atu­a­li­zado, só levando os paco­tes até ele e ins­ta­lando tudo de uma vez só).

A exe­cu­ção grá­fica do Fedora 10 pas­sou para o tty1, muita gente pode achar isso bobeira (e real­mente é), mas foram anos de exe­cu­ção no tty7 e merece uma men­ção­zi­nha, não acham?

Tem muito mais coi­sas, só que vamos com­bi­nar de ler na Revista fedora Bra­sil que sai semana que vem. ;-)

Popu­la­rity: 5% [?]

  • Share/Bookmark

Posts rela­ci­o­na­dos:

  1. Fedora 12: pri­mei­ras impres­sões, mul­ti­mí­dia e dri­vers nvidia
  2. Coi­sas idi­o­tas que você pre­fe­ri­ria (não) saber sobre o Fedora
  3. Sobre a guerra Ubuntu vs Fedora
  4. Comen­tando sobre o open­SUSE 11.3

{ 37 comments… read them below or add one }

1 Ombudsman 27 de novembro de 2008 às 16:26

Olá Lonely!

Ter­mi­nei de bai­xar a vari­a­ção bra­si­leira do F10 ontem, ins­ta­lei hoje de manhã. Tive alguns pro­ble­mas no final da ins­ta­la­ção, mas des­co­bri o erro e con­se­gui ins­ta­lar daí.
Coi­sas bizar­ras: não con­sigo conec­tar! A placa de rede é reco­nhe­cida auto­ma­ti­ca­mente, mas quando eu con­fi­guro minha conta adsl e mando ati­var… não vai :’-( Já pos­tei no fórum do PF pra ver se alguém me ajuda; no teclado numé­rico o . (ponto) sai como , (vír­gula)! Muito tosco isso :-D Vi este relato no pla­neta Fedora tam­bém; a tecla prints­creen não fun­ci­ona! Tos­quice tam­bém :-P A men­sa­gem de erro é que o sis­tema não con­se­gue criar o pro­cesso filho “gnome-screenshot” por­que não con­se­gue encon­trar o comando!?! :-P

Coi­sas legais: as fon­tes estão muito boas. Melhor do que no F9 e melhor que em meu Win­dows (com as fon­tes bem con­fi­gu­ra­das), sin­ce­ra­mente tá bem feito. Isso que meu moni­tor é daque­les de tubo! :-P Ins­ta­lar os codecs pra rodar mp3 e outros tá fácil com o Pac­ka­ge­Kit; Já tá tudo em pt_BR, mas isso é mérito dos que fize­ram a vari­a­ção. Me pare­ceu mais rápido e mais está­vel que a ver­são ante­rior também.

t+

Responder

2 LonelySpooky 27 de novembro de 2008 às 17:04

Fala, Ombuds­man!
Fico curi­oso para saber se o Fedora ups­tream (o ori­gi­nal lá dos grin­gos) vai dar esse mesmo pro­blema.
Aqui rolou tudo tran­quilo (até me impres­si­o­nei com o quanto).
Se você tes­tar um fedora gringo e não der pro­blema, me avise, pra eu pas­sar os bugs pro Igor (ele é o man­te­ne­dor da spin BR).

Responder

3 Ombudsman 28 de novembro de 2008 às 8:08

Puta merda!!! :-D Se for isso eu sou muito aza­rado. Mas tudo bem, to bai­xando o “ori­gi­nal” pra tes­tar. Se hou­ver dife­ren­ças, eu comunico.

Ah, você disse que a RFB sai na pró­xima semana. Eu faço parte do time de revi­so­res e, até agora, não vi nenhum texto posto lá para revi­são. Tem algum dia que os tex­tos serão todos dis­po­ni­bi­li­za­dos de uma vez ou cada texto/matéria será dis­po­ni­bi­li­zado assim que ter­mi­nado pelo seu autor?

t+

Responder

4 LonelySpooky 28 de novembro de 2008 às 12:42

Ombuds­man, agora che­ga­mos na fase de cor­ri­gir os dia­gra­ma­dos. Você pode entrar em con­tato com o Teseu (tuliomac(#)gmail.com) e pedir que ele lhe passe um PDF, ok?

Responder

5 zezim 27 de novembro de 2008 às 22:29

Salve, Spo­oky!
Deu pra ter uma noção do sis­tema. O último Fedora que eu usei, salvo engano, foi o 6 e sin­ce­ra­mente não gos­tei muito. Já esse 10, deu até uma von­ta­de­zi­nha de expe­ri­men­tar. Vi no seu comen­tá­rio do outro post, um link para uma outra rese­nha. Nela, o autor mos­trou o sis­tema de noti­fi­ca­ções de atu­a­li­za­ções da dis­tro, que é muito intru­sivo. Tomara que seja pos­sí­vel con­fi­gu­rar isso!
Fora isso, só faço coro para um sis­tema uni­fi­cado de ins­ta­la­ção de paco­tes (RPM x DEB x TGZ x etc.), ainda que tenha­mos o Pac­ka­ge­Kit, que ajude muito nesse sen­tido!
A comu­ni­dade do Fedora está de para­béns! Apa­ren­te­mente fize­ram um grande tra­ba­lho! Quero dar uma con­fe­rida nessa revista, quando sair!

[]!

Responder

6 douglasmakubex 28 de novembro de 2008 às 10:10

Na pri­meira ten­ta­tiva de ins­ta­lar a Spin Nacional(ficou bonito assim) e um erro que não per­mi­tia con­ti­nuar a ins­ta­la­ção, mas pelo que eu per­cebi era devido a eu ter mon­tado algu­mas par­ti­ções no meu Hd, que mesmo demontando-as não dava certo, então “re-bootei” e sem fazer nada no live-cd come­cei a ins­ta­lar nova­mente e deu certo sem erros.

Depois ten­tei repro­du­zir o erro e deu denovo, era só mon­tar algu­mas par­ti­ções mexer um pouco no live-cd que não fina­li­zava a ins­ta­la­ção, no minimo estranho.

No caso da Adsl, tam­bém tive alguns pro­ble­mas, que ocor­riam desde o Fedora 9, eu con­fi­guro a Adsl pelo
#pppoe-setup

e coloco no /etc/rc.local a entrada:
/sbin/ifup ppp0

no Fedora 9 ia sem problemas(tinha desa­bi­li­tar o network Mana­ger) e fun­ci­o­nava beleza. No Fedora 10 tam­bém da certo mas o Fire­fox só entra no modo offline, tendo que ir no menu arqui­vos e desa­bi­li­tar o modo offline manu­al­mente a cada vez que tiver que ini­ciar o fire­fox, no um saco.

Resolvi o meu pro­blema usando o uti­li­tá­rio de con­fi­gu­ra­ção:
#system-control-network

com ele eu con­fi­gu­rei a Adsl e cli­que em cotro­lado pelo Network Mana­ger e deu quase certo, pois ainda tive que colo­car a entrada no rc.local para abi­li­tar a adsl na inicialização.

O único pro­blema que não con­se­gui solu­ci­o­nar ainda foi, o de abi­li­tar o 3d de uma placa gForce 4 mx 64Mb, ins­tala con­sigo a reso­lu­ção total do meu moni­tos 1280x1024 mas nada de 3D, ja em um nVi­dia Qua­dro Onbord foi sem pro­ble­mas (ou quase).

Mais uma coisa pelo menos para mim, em nenhum dos dois casos, seguindo o Wiki do fedora 10 deu certo a ins­ta­la­ção dos dri­ves da nVidia.

LonelyS­po­oky, o seu script para ins­ta­la­ção de codecs e afins fun­ci­ona super bem no fedora 10, tendo que ape­nas mudar o down­load do java para a ver­são mais nova do java, que o resto fun­ci­ona. Eu tes­tei e ins­ta­lou na boa.

E por último e não menos impor­tante, no site da Adobe tem uma opção para ins­ta­lar um repo­si­to­rio o yum com o flash 10, muito facil ins­ta­lar o flash desse jeito.
Fui.

Responder

7 douglasmakubex 28 de novembro de 2008 às 10:21

Só comen­tando o meu comen­tá­rio, tam­bém pre­cisa acre­cen­tar os repo­si­to­rios do rpm­fu­sion, e tirar os anti­gos.
Claro que eu sei que você sabe disso, mas como eu disse que era só ape­nas mudar a ver­são do java, vai que algum desa­vi­sado lê e tenta sem alte­rar nada.
O fedora 8 foi muito bom, o 9 me decep­ci­o­nou um pouco, mas o 10 esta supe­rando as espec­ti­vas, tô gos­tando muito.

Responder

8 LonelySpooky 28 de novembro de 2008 às 12:07

Uma ver­são atu­a­li­zada do 1step-install (muito mais inte­li­gente e enxuta) deve sair até segunda-feira para os Fedo­ras 8, 9 e 10. Espero que gos­tem e que ele seja útil. =D

Responder

9 LonelySpooky 28 de novembro de 2008 às 12:40

Para quem qui­ser tes­tar, aí vão os scripts. Agora fun­ci­o­nam igual­mente no F8, F9 e F10 e são em ape­nas duas ver­sões: KDE e default.
http://www.mediafire.com/?sharekey=19d032d520f4b9143eb48d43a6cb8a6282198ad85255e5ae

Responder

10 douglasmakubex 28 de novembro de 2008 às 14:03

Bai­xando e testando

Responder

11 Ombudsman 29 de novembro de 2008 às 12:21

Olá Lonely!

Adi­vi­nha de onde eu tô escre­vendo? Fedora 10 ups­tream. Isto é, com ele eu me conecto à inter­net e o prints­creen fun­ci­ona! Pqp eu sou aza­rado mesmo! :-D O único pro­blema que ainda per­siste é a vír­gula no lugar do ponto no teclado numé­rico, mas isso eu já sus­pei­tava, pois foi rela­tado num post no pla­neta Fedora.

Fedora 10 Spin Bra­si­leira -> FAIL :-P

Vou agora instalá-la. Você sabe uma forma de reti­rar os paco­tes inú­teis de outras lin­gua­gens mais rápido, que não seja “yum remove nomedopacote”?

t+

Responder

12 LonelySpooky 29 de novembro de 2008 às 13:12

Retire des­mar­cando lá no PackageKit.

Responder

13 Mythus 29 de novembro de 2008 às 15:52

Pra quem, como o Ombuds­man teve pro­blema no Num­Pad, basta con­fe­rir com o xev qual o key­code do ponto e colo­car o seguinte na ini­ci­a­li­za­ção do X:
xmod­map –e “key­code 129 = KP_Decimal”

Antes:
Key­Press event, serial 30, synthe­tic NO, win­dow 0x4600001,
root 0x188, subw 0x0, time 42592173, (656,195), root:(660,237),
state 0x10, key­code 129 (keysym 0xffae, KP_Decimal), same_screen YES,
XLo­o­kupS­tring gives 1 bytes: (2e) “,“
XmbLo­o­kupS­tring gives 1 bytes: (2e) “,“
XFil­te­rE­vent returns: False

Depois:
Key­Press event, serial 30, synthe­tic NO, win­dow 0x4600001,
root 0x188, subw 0x0, time 42592173, (656,195), root:(660,237),
state 0x10, key­code 129 (keysym 0xffae, KP_Decimal), same_screen YES,
XLo­o­kupS­tring gives 1 bytes: (2e) “.“
XmbLo­o­kupS­tring gives 1 bytes: (2e) “.“
XFil­te­rE­vent returns: False

Eu usei o preup­grade. Tive alguns con­tra­tem­pos mas já foram resol­vi­dos, só que­ria infor­mar que o meu F10 tá com o X rodando no tty7 veja que estou logado como root no tty1
[mythus@localhost ~]$ w
15:45:26 up 18:30, 4 users, load ave­rage: 0,15, 0,16, 0,30
USER TTY FROM LOGIN@ IDLE JCPU PCPU WHAT
mythus :0 — 08:54 ?xdm? 1:01m 0.07s /usr/libexec/gdm-simple-slave –display-id /org/gnome/DisplayManager/Display1
mythus pts/0 :0.0 08:54 0.00s 0.13s 0.00s w
root tty1 — 08:15 6:51m 0.20s 0.20s –bash

Responder

14 Albuquerque 29 de novembro de 2008 às 17:42

Oi,
Estou com pro­blema no cur­sor do mouse que fica invi­si­vel, ape­sar do mouse fun­ci­o­nar!!! No Fedora 9 o mouse fun­ci­o­nava nor­mal, com cur­sor. Quando fiz ins­ta­la­ção do Fedora 10 a par­tir de upgrade do Fedora 9, o cur­sor do mouse ficou invi­si­vel. Ten­tei então ins­ta­lar o Fedora 10 como se não exis­tisse ver­são ante­rior do Fedora e mesmo assim o cur­sor do mouse ficou invi­si­vel!!! Alguma suges­tão?
Obrigado

Responder

15 Mythus 29 de novembro de 2008 às 20:10

Tá usando o dri­ver Open­Ch­rome? teste colo­car:
Option “HWCur­sor” “off“
Option “SWCur­sor” “on”

Responder

16 Geraldo Arruda 30 de novembro de 2008 às 16:28

O que é Open Chrome? Como faço se não­te­nho cur­sor! Esta invi­si­vel.
Tes­tei o Fedora 10 KDE(live) e o mesmo pro­blema cur­sor invi­si­vel.
Quando ini­cio o PC pelo live CD até que apa­rece um cur­sor­zi­nho pulando mas logo some.…
Sem mais aguardo

Geraldo Arruda
CENA/USP
Piracicaba/SP

Responder

17 Mythus 30 de novembro de 2008 às 23:04

Open­Ch­rome é o dri­ver das pla­cas de video com chip­set da Via. E o arquivo a edi­tar é o /etc/X11/xorg.conf pode até ser num ter­mi­nal (Ctrl+Alt+Fx).

O goo­gle tam­bém é seu amigo.

Responder

18 Lauro César 29 de novembro de 2008 às 20:42

Olá, etou usando o Fedora 10 aqui e até agora estou achando ele 10! Real­mente está muito bom, Onde está o Cri­a­dor de Paco­tes de Ser­vi­ços ins­ta­lei o spin com Brof­fice e tudo está cor­rendo bem.
Quanto ao bug do ponto, ele nao parece ser exclu­sivo do Fedora 10:
http://www.ubuntero.com.br/?p=620

Responder

19 Lauro César 29 de novembro de 2008 às 20:46

Ah… e onde encon­tro esse cri­a­dor de paco­tes de ser­vi­ços. Qual é o nome dele?

Responder

20 LonelySpooky 29 de novembro de 2008 às 21:05

Opa!
Lauro, o nome do pro­grama é gpk-service-pack. Dá um yum nele. ;-)

Responder

21 Albuquerque 29 de novembro de 2008 às 20:55

Oi Mythus,

Des­culpe, mas sou ini­ci­ante no Linux/Fedora, onde devo colo­car tais linhas de con­fi­gu­ra­ção?
Mais uma vez obrigado.

Responder

22 Mythus 30 de novembro de 2008 às 18:49

Depois de se cer­ti­fi­car com o xev que o key­code é o 129 (pode ser outro). Crie um arquivo com o conteúdo:

#!/bin/sh
xmod­map –e “key­code 129 = KP_Decimal”

Se você usar o KDE, existe um dire­tó­rio em ~/.kde/Autostart/ onde você o colo­cará e sem­pre que ini­ciar o KDE ele será executado.

Se você usar o Gnome, vá em Sis­tema > Pre­fe­rên­cias > Pes­soal > Ses­sões e na aba “Pro­gra­mas Ini­ci­ais” aponte o cami­nho do arquivo cri­ado (Ex.: ~/.kde/Autostart/NumPadABNT2.sh)

Responder

23 LonelySpooky 29 de novembro de 2008 às 21:09

Aqui o Pid­gin está fazendo uma das cisas que me dei­xam mais puto: sumindo na minha cara! Ele explode e some! O mesmo com o Evolution.

Responder

24 Lauro César 30 de novembro de 2008 às 15:08

[root@laptop ~]# yum ins­tall gpk-service-pack
Plu­gins car­re­ga­dos: refresh-packagekit
Con­fi­gu­rando o Pro­cesso de Ins­ta­la­ção
Ana­li­sando argu­men­tos da ins­ta­la­ção de paco­tes
No pac­kage gpk-service-pack avai­la­ble.
Nada a ser feito

Responder

25 LonelySpooky 30 de novembro de 2008 às 16:15

[root@omnia ~]# yum what­pro­vi­des *gpk-service-pack
Plu­gins car­re­ga­dos: refresh-packagekit
gnome-packagekit-extra-0.3.9–8.fc10.i386 : GNOME Pac­ka­ge­Kit Cli­ent (extra bits)
Resul­tado a par­tir de:
File­name : /usr/bin/gpk-service-pack

gnome-packagekit-extra-0.3.9–8.fc10.i386 : GNOME Pac­ka­ge­Kit Cli­ent (extra bits)
Resul­tado a par­tir de:
File­name : /usr/bin/gpk-service-pack

Responder

26 douglasmakubex 1 de dezembro de 2008 às 10:24

Para ins­ta­lar o gpk-service-pack digite o seguinte comando.
#yum –y ins­tall gnome-packagekit-extra*
que depois de ins­ta­lado ele vai estar lá.
apli­ca­ti­vos » sis­tema » cri­a­dor de paco­tes de serviços.

Responder

27 douglasmakubex 1 de dezembro de 2008 às 9:51

Eu ins­ta­lei a ver­são Naci­o­nal e não acho e não con­sigo isn­ta­lar esse pacote.
yum what­pro­vi­des *gpk-service-pack
Plu­gins car­re­ga­dos: refresh-packagekit
gnome-packagekit-extra-0.3.9–8.fc10.i386 : GNOME Pac­ka­ge­Kit Cli­ent (extra bits)
Resul­tado a par­tir de:
File­name : /usr/bin/gpk-service-pack

Não tem esse pacote nessa pasta.

Responder

28 douglasmakubex 1 de dezembro de 2008 às 10:25

Con­se­gui.

Responder

29 LonelySpooky 1 de dezembro de 2008 às 11:31

O comando que eu tinha mos­trado em cima era o comando para des­co­brir quem for­ne­cia o tal pacote.
——————————————————-

[root@omnia ~]# yum what­pro­vi­des *gpk-service-pack
Plu­gins car­re­ga­dos: refresh-packagekit
gnome-packagekit-extra-0.3.9–8.fc10.i386 : GNOME Pac­ka­ge­Kit Cli­ent (extra bits)
Resul­tado a par­tir de:
File­name : /usr/bin/gpk-service-pack

gnome-packagekit-extra-0.3.9–8.fc10.i386 : GNOME Pac­ka­ge­Kit Cli­ent (extra bits)
Resul­tado a par­tir de:
File­name : /usr/bin/gpk-service-pack

Responder

30 Lauro César 2 de dezembro de 2008 às 11:28

Obri­gado, deu certo aqui, gpk-service-pack instalado!

Cara seria inte­res­sante umas dica­si­nhas sobre este soft­ware… embora pareça ser bas­tante sim­ples deve ser muito útil.

Um abraço.

Responder

31 jefferds 4 de dezembro de 2008 às 10:17

Olá pes­soal, ins­ta­lei o fedora 10 e até agora não achei muito dife­rença do fedora 9, a parte grá­fica ficou legal depois que rodeio o easy­life. Vou mexer mais um pouco!

Responder

32 Lauro César 4 de dezembro de 2008 às 19:00

As fon­tes em meu note não estão legais não… cheias de ras­tros e ris­cos, já ten­tei con­fi­gu­rar para LCD, melhor con­traste e melho­res for­mas, mas nenhuma opção cor­rige esses problemas.

PS: Minha placa de vídeo é uma ATI radeon 9200 e no Fedora 9 fun­ci­o­nava bem. Ah e se tento ati­var os efei­tos visu­ais o X reinicia.

Responder

33 Eduardo Pereira 9 de dezembro de 2008 às 21:53

Olá, quando eu come­cei a usar Linux foi com RH, os temas eram bem fei­tos, as fer­ra­men­tas sem­pre eram coisa de pri­meira, pra mim o RH é dis­tro mais pró­xima da “per­fei­ção”. Bom acon­te­ceu toda aquela his­tó­ria, e veio o Pro­jeto Fedora, fiel­mente sem­pre gos­tei do Fedora por vir do RH, lem­brando q tb me aven­tu­rei no Slack, mas de uns tem­pos pra cá o Fedora anda sem­pre com a mesma cara, e sem­pre com um aspecto de mais do mesmo, é claro que vem com ótimas fer­ra­men­tas.
Tra­ba­lho com uma dis­tro base­ada no Cent-os, me dou bem pacas por ser bem estilo RH, faço todos os RPM e YUM neles tudo roda per­feito. Atu­al­mente na minha máquina de desen­vol­vi­mento, reser­vei uma par­ti­ção e man­dei ver um Ubuntu, afi­nal todo mundo fala e usa … bom ins­ta­lei.
Não colo­quei mais o Fedora, que­ria vol­tar para o Fedora, e con­fesso q tá complicado.

Responder

34 LonelySpooky 9 de dezembro de 2008 às 23:16

Fala, Edu­ardo.
Sei que minha opi­nião pode pare­cer mais do que sus­peita, mas, sin­ce­ra­mente, o F10 é o melhor Fedora.
Se pre­tende usar, dê uma chance. :-) Eu sem­pre gos­tei de con­fi­gu­rar meu sis­tema no braço, mas com esse Fedora novo meu tra­ba­lho quase aca­bou.
Acre­dito que, de fato, o fedora 10 não veio para tra­zer nada novo (pelo menos, nada de novo e que mereça aquele “UAU! Que novi­dade!”). Ele é mais um Fedora 9 maduro, coeso e sem as rebar­bas típi­cas de um lan­ça­mento novo.
As ino­va­ções, segundo dizem pelos cor­re­do­res do Pro­jeto, virão com o Fedora 11 e 12 por­que a Red Hat vai empres­tar seus enge­nhei­ros pra gente e pre­tende (já que basear o Red Hat EL nos F11 e 12).
Tomara que con­si­ga­mos sugar o máximo deles. hahaha

Responder

35 HoalaFladay 25 de fevereiro de 2009 às 2:44
36 Deoclecio Xavier 27 de abril de 2009 às 12:31

Aca­bei de ins­ta­lar a ver­são 10
Eu tive uma sur­presa o mouse estava invi­sí­vel ele ativa as fun­ções da para você cli­car mais não da para ver ele.

Responder

37 LonelySpooky 27 de abril de 2009 às 12:55

Olá. Este é um bug que inco­mo­dou muita gente, mas que já foi cor­ri­gido há tem­pos. Um update deve resolver.

Responder

Leave a Comment

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre user="" computer="" escaped="">

Previous post:

Next post: