Pois é pessoal, estou prevendo para o Fedora 11 a chegada de uma multidão enfurecida, com tochas e ancinhos. Certas decisões (pelo menos do meu ponto de vista) indubitavelmente burras das equipes de desenvolvimento ainda conseguem me chocar.
Li ontem as notas de versão1 do próximo Fedora e vi que há poucas grandes surpresas. A maioria das novidades não me afetam muito diretamente, por exemplo, eu não uso o Netbeans e não sei o que significa ser contemplado com a versão 6.5 do aplicativo, e, sinceramente, não uso o Git para me empolgar em saber que o F11 virá com a versão 1.6.1.1.
O que mais me chamou a atenção foi saber que, a partir de agora, a função ctrl-alt-backspace será desativada. Sim, é isso mesmo: se o seu X travar (e isso acontece muito) você vai ter que mudar para um dos terminais virtuais e digitar "killall Xorg".
A decisão causou certa comoção entre os desenvolvedores e testadores e fui procurar os motivos que motivaram (motivos que motivaram?) essa decisão burra. Ficou claro depois de ler toneladas de emails que isso é uma decisão da equipe de desenvolvimento do X (upstream). A função ctrl-alt-backspace foi considerada um risco de segurança e virá desabilitada nas próximas versões do X. Segundo os desenvolvedores do X Server, muitos usuários reclamaram de apertar as teclas acidentalmente quando iam usar "ctrl-backspace" ou "alt-backspace"; além disso ctrl-alt-backspace é uma combinação usada para deletar expressões em C e em Java no Emacs. Faz parte da política do Fedora sempre ser fiel ao Upstream2 e por isso essa decisão da equipe do X nos afetará diretamente.
Para reativar a função, avisam os desenvolvedores, é preciso criar o seu xorg.conf e adicionar a seguinte linha:
Option "DontZap" "false"
à seção ServerFlags.
Não gostei nem um pouco dessa decisão e o que vem sendo discutido nos corredores é sobre a possibilidade de adicionar um patch que habilite a função. Ainda ontem, um amigo me disse que o Ubuntu 9.04 já vem com o ctrl-alt-backspace desativado. Se isso é verdade eu não sei, já que não uso Ubuntu, mas sei que os usuários não devem ter gostado muito também, a menos que sejam iguais aos mongolóides que conseguem confundir ctrl-alt-backspace com qualquer outra combinação de teclas.
Como nem tudo é passar raiva, a boa mudança que vem por aí no Fedora (também meio chocante para mim) é que iremos parar de usar ext3/ext4 por padrão e passaremos ao Btrfs, provavelmente no Fedora 12. Essa notícia me deixou bastante empolgado porque o Btrfs é um sistema de arquivos impressionante. Aceita volumes com até 16 exabytes de tamanho (um bilhão de gigabytes) e os arquivos podem ter um tamanho de até 16 exabytes; além, claro de um monte de outros recursos interessantes. O novíssimo ext4, em comparação, suporta volumes de 1 exabyte com arquivos de até 16 terabytes.
Já é possível instalar seu sistema em Btrfs no Fedora 11, basta digitar no prompt de instalação o seguinte comando:
icantbelieveitsnotbtr
Qualquer novidade, vocês serão os primeiros a saber. Fiquem ligados.
Que venham as tochas e ancinhos!
Popularity: 23% [?]
Posts relacionados:

{ 1 trackback }
{ 64 comments… read them below or add one }
Sensacionalista? Não, nem um pouco…
Você diz que não usa NetBeans ou git e que as mudanças não vão te afetar, mas vem falando que a mudança pra um sistema de arquivos que suporta arquivos de até 16 exabytes é empolgante?
Aposto que você tem vários arquivos de 16 exabytes por aí aguardando ansiosamente o btrfs para serem armazenados!
É isso mesmo. Gosto de estudar arquitetura de sistemas de arquivos. Pra mim isso é muito importante. Além do mais, deixei alio link para que possam ler sobre as OUTRAS diferenças. Você leu?
Eu uso o NetBeans!
Henrique
Quer dizer que o Fedora 11 não terá mais Eclipse?
Continua vindo o Eclipse sim.
Não vejo o pessoal do ubuntu, debian e outras distribuicoes ficarem metendo o pau em publico no proprio trabalho.
Geralmente esse tipo de cometario é feito internamente. Isso demonstra descontentamento dentre os membros do Fedora e total falta de bom senso. Acho isso muito negativo para o projeto brasileiro.
Você não é embaixador do Fedora ? Imagina se não fosse hein! So vejo vc postando reclamando e metendo o pau em mudanças no projeto.
Sou embaixador sim e o Fedora não tem nada a temer porque já entendeu que admitir os próprios problemas é o primeiro passo para resolvê-los. E esses não são “problemas internos” como você apregoa, são mudanças de features que vão afetar todos os usuários (portanto acho que isso pode ser definido como externo, não acha?).
Por fim, leia o blog antes de falar besteira: meto o pau quando precisa, elogio quando merece. Hipocrisia não faz bem pra ninguém.
Lonely,
O problema não e somente esse.
Fez alguma coisa pra resolver o problema? Simplesmente divulgar em seu blog não vai resolver muita coisa.
Quando você tem problemas simplesmente sai divulgando ou tenta resolve-los antes?
Fica a reflexão.
@Rafael Gomes,
É claro que só falar não adianta nada e pode acreditar, os protestos sobre a mudança são muitos. O que talvez a maioria das pessoas que estão reclamando não perceberam que é a mudança no comportamento do Xorg é causada pela própria equipe do Xorg. O Fedora pisa na bola em saber que a mudança é ruim, reclamar internamente e mesmo assim aceitar a mudança já que estão presos no mandamento de “sempre serás fiel ao teu upstream”. O Projeto Fedora é, provavelmente, o projeto que mais revolucionou o que hoje chamamos de Linux, acho que já somos grandes o suficiente para identificar uma decisão ruim, mesmo que ela venha do upstream.
Acho que qualquer um, independente de ser dev ou não, tem o direito de expressar sua insatisfação publicamente, senão, o que é liberdade? Eu não concordo com muitas coisas no Fedora/Ubuntu/SUA-DISTRO-FAVORITA por questões usuais. Pra que eu quero um Netbeans ou Eclipse, se não uso IDE’s absurdamente engolidoras de memória?
Detalhe que o time do Xorg anda fazendo várias porcarias no desenvolvimento ultimamente, como obrigar a usar o HAL a partir da v7.4, sob pena de congelamento total do teclado e mouse, obrigando a reboot manual. Desabilitar o ctrl-alt-del deveria ser escolha do usuário, não obrigação. Se o Xorg fosse estável o suficiente, eu concordaria, mas não é, não mesmo.
Acho que o caso do crtl-alt-bksp um problema menor. Se não me engano, tem como se configurar qualquer atalho de teclado para fazer qualquer coisa. Pior seria algo irreversível.
Acho que você está fazendo uma tempestade num copo d’agua.
Desabilitar o ctrl+alt+bksp só vai melhorar para o usuário final comum, o que é bom, pois imagine um cara de primeira viagem reiniciando o X sem querer? Ele fica loquinho e volta para o Windows.
Para mim, a função do desenvolvedor é oferecer a melhor experiência para o usuário final, e você (desenvolvedor) deve se dobrar para que isso aconteça.
Afinal, não somos linuxers? Qual o problema de configurar mais um atalho?
Como um membro do projeto fedora, acho que vc nao expoe suas ideias da forma adequada!
Ta fazendo marketing negativo com seus comentarios. Eu nao uso fedora, por isso acabo achando é graça.
Acho um pouco incoerente da sua parte, so isso! Gostei dos comentario do Augusto! E vc está fazendo tempestada com copo dagua!
Acessei o site projetofedora.org e nao vi nada la sobre o tema. Não quizeram expor isso la tb nao ?
Aprecio e muito a forma crítica como você expõe as situações.
Não é por ser um embaixador que você deve dizer “amém” à todas as decisões controversas do Projeto.
Não gosto desta conversa de que isto ou aquilo deveriam ser discutidos internamente.
O Projeto é democrático e o que você faz é lançar algumas questões polêmicas para a discussão pela comunidade.
Numa dessas, o clamor público chega aos desenvolvedores e quem sabe eles não mudam de idéia…
Tiraram o ctrl+alt+backspace. Então, como o usuário iniciante vai se virar quando o X travar completamente, que uma vez ou outra acontece? Para mim é simples usar ctrl+alt+f1 e depois ctrl+alt+del, que termina sendo mais rápido do que reiniciar o X de outra forma sem o ctrl+alt+backspace. E o cara? Vai apelar para o reset? Lembre-se que o Linux tem uma questão de não salvar as informações criadas assim que é dado algum comando de salvar ou “guardar ficheiro”.…
O certo era criar um método mais fácil de destravar o X, dá garantia de 100% de que ele não travaria, de verdade, o que nenhum produtor de software faria em sã consciência, senão seria chamado de sonhador.
Se toda critica que um membro de algum projeto faz em seu blog pessoal for considerado marketing negativo então melhor proibir a todos de ter um espaço deste para fazer parte dos mesmo, porque não é só o Henrique está fazendo, vejo isso quase que diariamente em diferentes blogs de pessoas relacionadas aos mais variados projetos.
Muito melhor ele expor claramente sua frustração que ficar de picuinha em trocas de emails com outros membros, tudo “em segredo”. É bem mais honesto da parte dele. Não gostou fala, os responsáveis podem ouvir ou não, ai é outra historia.
A proposito, se o Mandrivão não por uma gambiarra para habilitar o comando vai ser dose, ainda mais quando invento de testar coisas e invariavelmente faço o X travar.
E nunca dei o referido comando por acidente, nem mesmo quando não sabia da existência do mesmo.
Bom, o X travou uma vez na minha vida. Não preciso mudar de terminal e matar o X, mas matar a aplicação que está causando o problema. Não sei o que você faz tanto para necessitar desse atalho. O fedora, no meu ponto de vista, não é uma distribuição para iniciantes e nem deveria ser. Se você for realmente um embaixador do Fedora, já deveria ser banido, pois chama-los indiretamente de burros, um equipe tão renomada e dedicada a sua distribuição é dose. Progressos como o novo Netbeans e o Git devem ser comemorados sim, assim como o btrfs, aplausos. Aconselho a criar sua própria distribuição, se você não está satisfeito. Quem não ajuda, não atrapalha.
Manoel, se o seu X travou apenas uma vez na sua vida você é um fenômeno, ou, muito provavelmente, não usa nenhuma aplicação que exija muito do vídeo.
Como embaixador/empacotador/tradutor/diretor da revista/usuário eu realmente tenho um compromisso com a minha distribuição e esse compromisso não é o de ser hipócrita nem o de ser obrigado a aplaudir cada decisão do projeto. Acredito que o Fedora é a melhor distro sim, que a equipe, especialmente aqui no Brasil, é a mais esforçada e mais dedicada do mundo (tanto que os americanos estiveram aqui tentando entender o que diabos nós fazemos para o fedora ser tão bem sucedida). Os embaixadores todos, os linxistas todos, deveriam parar de agir como moleques que estão defendendo seu super-herói preferido e entender que para evoluir é preciso ser realista.
Sobre ser banido, no dia em que eu falar alguma mentira, concordo com você: devo ser banido, mas isso ainda não ocorreu.
Estamos distorcendo os fatos.
Em minha opinião o problema não é reclamar ou não, pois a opinião é importante. O que digo que isso sendo feito aqui não vai adiantar NADA, pois para os desenvolvedores provavelmente terá mais efeito uma reclamação na lista de devel do X mesmo.
O que terá aqui serão somente flames e pessoas com a mesma intenção que o post, apenas “colocar pra fora” sua indignação ou não.
Então, estamos “puto” vamos entrar na lista devel ou qualquer outro canal correto e postar nossa insastifação, pois é software livre, pode ser mudado por nós.
Essa mudança foi visando os users, mas se os mesmo sentirem que é melhor da forma anterior é somente informar que eles podem voltar atrás.
O que reclamei desde o início é o fato da matéria ser sensacionalista ao associar esse problema ao projeto Fedora que assume que as mudanças do upstream são válidas e sempre aplicam na sua distro, pois se eles querem fazer algo novo, eles apenas acessa a determinada comunidade e opinam, É MUITO mais FÁCIL do que refazer tudo sempre.
meus 0,02 cents…
Já deu uma olhadinha na lista de discussão do X? Sugiro que olhe. Está inundada de reclamações e não parece haver nenhuma intenção de mudança por parte dos desenvolvedores. As reclamações na lista do Fedora rawhide também são muitas. Nós, por nossa vez, estamos dispostos a continuar com a decisão “inteligente” de desativar o ctrl-alt-backspace porque o pessoal do Xorg decidiu isso. Mas esse papo é o mesmo sobre o modo spatial do gnome, ninguém gosta, mas vai ser empurrado garganta abaixo. Vá lá levar a discussão na lista de desenvolvimento de novo pra ver o que acontece.
Nós sempre temos o EasyLife, claro.
Creio que vc esta tendo uma atitude de moleque ao reclamar de uma coisa que nao cabe ao fedora e sim ao X mudar!
Esta metendo o pau na coisa errada!
Spooky, eu usei o Fedora por uns tempos e mudei para o Debian. Nos tempos de Fedora cheguei a bater um ou dois papos rápidos com você via MSN.
Não consigo entender as reações das pessoas ao seu post. Quero dizer, na verdade eu consigo: você está falando de Linux, elas estão falando de futebol.
Toda distro tem problemas. Se a distro que você usa toma uma decisão que você não considera acertada, realmente você tem que se manifestar. Não entendi o comentário do Rafael, que diz que “simplesmente postar no blog” não vai ajudar. Ora bolas, o blog é uma maneira de expor sua opinião. Se ele não tem tantos acessos quanto, digamos, o Guia do Hardware, isso não é culpa sua, você está fazendo a sua parte.
Na época em que eu usava o Fedora eu também metia o malho na distro. Como usuário do sistema, não tenho que ficar puxando o saco e defendendo, quando os caras fazem alguma meleca eu tenho que apontar o dedo sim, especialmente se eu for embaixador dela. Que credibilidade você vai ter se disser amém a tudo? Parabéns pela postura.
vejo que tem uma má interpretação do meu comentário. Vou tentar ser mais explícito.
1 — A “falha” citada por nosso amigo e embaixador Lonely é do projeto X.org e não do Fedora.
2 — As críticas devem ser primeiro postadas nas listas específicas, tal como xorg devel. (eu acredito que Lonely já deve ter feito isso).
3 — Não sou contra que critiquem a distro na qual faz parte. Em nenhum momento do texto eu falei isso. O problema é que as vezes as pessoas já começam a ler o texto com um pensamento sobre o que espera encontrar, algo que evidentemente não está no meu texto.
Eu sou contra a Sensacionalismo somente e o título Fedora pisando na bola não se adequaria nem ao projeto X.org, pois o mesmo está fazendo essa “melhoria” para o bem estar de seus usuários, não é uma medida ditadora que irá remover seus direitos ou coisa parecida. Então acredito que o título do post não serve para nenhum dos casos.
Meus 0,02 cents
Henrique, parabéns pela sinceridade e coerência. Criticar é preciso sim, trabalhar para melhorar o que está falho também. Você faz os dois e além disso ajuda novatos e divulga a distro, coisa que a maioria dos que não aceitam crítica não fazem. Quanto ao problema ser do Xorg, realmente vem do Xorg, mas parece que o Henrique tá falando grego: O Fedora não precisa dizer amém a tudo que vem do upstream, pode implementar uma forma mais inteligente de uso do atalho ctrl+alt+backspace ( O opensuse fez isso, nele precisa-se acionar o atalho duas vezes seguidas para que o Xorg reinicie).
Henrique, parabéns pela sinceridade e coerência. Criticar é preciso sim, trabalhar para melhorar o que está falho também. Você faz os dois e além disso ajuda novatos e divulga a distro, coisa que a maioria dos que não aceita crítica não fazem. Quanto ao problema ser do Xorg, realmente vem do Xorg, mas parece que o Henrique tá falando grego: O Fedora não precisa dizer amém a tudo que vem do upstream, pode implementar uma forma mais inteligente de uso do atalho ctrl+alt+backspace ( O opensuse fez isso, nele precisa-se acionar o atalho duas vezes seguidas para que o Xorg reinicie).
Desde quando eu lembro o X trava e o Ctrl+Alt+Backspace salva a patria… E Agora? O Que faremos sem ele? Perderemos mais tempo do que o Normal recorrendo as ttys!!!! Bom eu gosto, me sinto um pouco mais hacker dando um killall no X pelo modo texto… e O WinUser onde entra nisso? Não entra ele tá la usando o seu Windows Vista Ultimate… ( O Problema é que quando ele trava não tem tty!!! )
vamos criticar!
http://www2.userful.com/company/linux-desktop-virtualization
LonelySpooky,
Sinceramente, eu gostaria de saber quantos comentários internos você fez ANTES de criticar publicamente a prória empresa que o sr. representa.
Isso temo nome: Falta de ética profissional.
E se eu fosse o seu superior, lhe chamaria para uma conversa.
Att,
Renato
Renato, eu respeito a sua opinião, mas você fala pela visão de quem está de fora.
Leia os outros comentários.
Henrique,
Parabéns pelo post, bem documentado.
Que FLAME WAR que você gerou aqui hein!!!??? Bom, pra quem tiver saco de ler, sou Embaixador como o Henrique, e dos críticos, como o Henrique, dispomos de muitas idéias em comum.
O que o post está fazendo no meu ponto de vista é informar e não reclamar, reclamar é mandar os 200 e-mails que mandamos para as listas do Fedora, ali estão os Embaixadores, Marketing, Devel, etc… ali a gente reclama. Perguntaram o que você faz pra ajudar, eu queria que ele explicasse o que eu poderia fazer pois não programo, não decido nada no devel pois não faço parte do Fedora Board, mandar e-mail e explicar o problema eu faço, o que mais posso fazer?
Tenha certeza que o seu post é informativo e não reclamação. E eu acho que tem um embaixador que nós conhecemos que está fazendo coments anônimos aqui, sem mais para esse assunto…
Continue o excelente trabalho.
Pois é, Menezes. Talvez eu devesse somente ter colocado um título mais explicativo do tipo “Xorg faz besteira e leva o Fedora junto”.
De qualquer forma, obrigado pelo apoio, significa muito.
Dá uma olhada no link abaixo, o Guia do Hardware soltou uma matéria muito boa sobre a nova “Comunidade” Linux, mostrando que hoje, 80% só gosta mesmo é de reclamar e ajudar que é bom são poucos.
http://www.guiadohardware.net/noticias/2009–02/499C0137.html
Comentaram o caso desse post, tá ficando famoso hein!!! Abraço!
Pai, afasta de mim esse cálice!
Henrique
Bem aventurado o homem que não se arrepende daquilo que aprova.
Não precisa mudar nada. É interessante como um simples post como este provoca reações diversas nas mentes humanas.
Então, eu já venho comentando aqui, também sou embaixador do projeto.
Como muitos pensam não sou um defensor sem razão do projeto. Se estou nele ainda é pq acredito, dessa forma irei defender o que acredito.
Veja que as vezes até mesmo os melhores posts tem seus comentários vitima do “telefone sem fio” aquela brincadiera de criança onde se fala uma coisa no inicio e então ela vai mudando com o passar do tempo.
1 — O Título “Fedora 11 pisando na bola?” não irá agregar nada no debate, apenas visitantes em busca de flame.
2 — Digo e repito, a culpa é do X.org e o fedora tem a tradição de aceitar o que é do upstream, pois como já disse, não faz sentido mudar uma coisa que vem do upstream, já que você também pode participar desse upstream para tentar mudar o que deseja em sua distro, veja que estamos falando de comunidade, assim seria bom pra TODOS e não só para os usuário “daquela” distro.
3 — Acho que estamos debantendo “em circulos”, não iremos chegar a “canto” algum.
Pra mim “já deu”.
Meus 0,02 cents
Gente que absurdo.
Que o post é muito individualista é fato, não há o que discutir.
Acho que as equipes da Red Hat e da Canonical estão indo ao caminho certo. Achei tudo muito pequeno para causar este rebú enorme na sua cabeça. Ainda mais que você deixou a entender que ‘a adição de uma feature que VOCÊ não usa, é um ponto negativo’.
Gosto do seu trabalho rapaz, mas este artigo realmente tinha que ser lido e relido antes de ser postado. A sua frustração vazou para um trabalho que devia ser imparcial.
Abraço.
Franklin, me desculpe, mas acho que você está enganado. Em nenhum momento eu disse que as features que não uso são pontos negativos. Eu quis dizer que tais features não vão ser relevantes para uma porcentagem grande de usuários. Quantos você conhece que usam Git? Mais importante é focar na inclusão dos delta rpms, no firstaidkit, na aprimoração do driver de vídeo nouveau (se é que é assim que se escreve). Essas são features de impacto maciço.
Acredite-me quando digo que, ao contrário da imagem que pode ter ficado, não me sinto frustrado com o projeto. Ao contrário, estou cada vez mais forte e engajado. Sinto-me animado e com novas perspectivas, tanto na revista quanto no empacotamento de softwares para o Fedora.
Eu devo muito ao projeto, sinto que devo dar algo em troca por tudo aquilo que ganho dele e isso é o mínimo que posso fazer.
Central Central! Alguém roubou o meu ctrl+alt+backspace central!!!
Socorro central!!!
HAHAHA
Sinceramente, quanto auê por causa de uma funcionalidade perdida.
Eu raramente uso ctrl+alt+backspace (Meus BSDs não travam o X toda hora rs… ), e se foi uma decisão UPSTREAM, tenho certeza que devem ter motivos para tal.
Uso FreeBSD 7.1 como S.O. do meu desktop e também não gostei da mudança no Xorg depender do Hal para achar os disposivitos, que também foi adotada pelo FreeBSD 7.1 por ser uma decisão de engenharia de software UPSTREAM. Mas ei, espera, eu tenho como mudar isso
Section “ServerFlags“
Option “AutoAddDevices” “False“
EndSection
O pessoal do Xorg é bem legal, a até seus usuários não se acostumarem e decidirem migrar, podem ficar com a funcionalidade antiga.
Sinceramente, para quem é “Embaixador do Fedora”(sei lá o que pode significar isso, além de falar bem e tentar justificar as possíveis desvantagens do projeto), muito estranho você reclamar de ficar sem ctrl+alt+backspace se nem Xorg.conf mais a sua distribuição precisa, na configuração padrão!!!
Puta que pariu!
Você tá querendo é sarna pra se coçar!
Tirar o xorg.conf foi outra pisada na bola. Quem sabe daqui a uns anos isso seja uma boa idéia, mas agora, com certeza não é. Querer faezr do linux um sistema super maduro, como se ele já tivesse moral de detectar tudo sem errar é ou infantilidade ou presunção. O HAL é muito bom, mas, por exemplo, pra minha placa nvidia funcionar precisei criar um xorg.conf… como vai ficar quem não sabe fazer isso?
É bom deixar bem claro, antes que pessoas com problemas de leitura (provavelmente por um segundo grau deficiente) venham me encher o saco dizendo que estou falando do mal Fedora, que a maioria das distros vai adotar essas mudanças. O meu Fedora, o Ubuntu do Joãozinho, o Mandriva do Pedrinho, todos sem xorg.conf, todos sem ctrl-alt-backspace, pois é por esse caminho que as coisas estão indo.
E sobre procurar sarna pra me coçar, é verdade. Fiz isso desde que decidi parar de falar e me envolvi fazendo alguma coisa.
Mas o caminho é esse mesmo. Pra mim, quanto menos coisa tiver pra configurar melhor, se você descorda disso, vai reclamar com os gerentes de projeto do Xorg, Hal, Kernel do Linux pra tentar mudar, porque essas mudanças literalmente vem de cima mesmo. Até os BSDs estão adotando isso também, ninguém mais quer criar aplicativos, ferramentas, camadas de abstração pra configurar hardware, isso é trabalho upstream, Distribuição tem que empacotar, focar nisso para fazer melhor. Mas não é só isso.
Essa discussão é mais profunda.
A base de usuários de software livre é muito menor do que a base de usuários de software proprietário. Consequentemente os retornos de testes e bugs também são menor, e a única forma de melhorar um software é testar.
Sendo assim, para acelerar o amadurecimento do software, muitas organizações de software livre, principalmente Fedora e Ubuntu, empurram mudanças guela a baixo do usuário, sem que esse tenha noção das reais mudanças(outra coisa que tem que mudar, a maioria dos usuários nem lê as notas de lançamento da versão), mas ao mesmo tempo se eles não fizerem isso, muito menos retornos de defeitos(bugs) e problemas vão acontecer, e o software vai demorar mais pra amadurecer.
Escolher qual distribuição, e qual versão utilizar hoje em dia é muito importante, quase uma ‘arte’.
Se você quiser fazer do seu computador um laboratório, e testar bugs de graça pra canonical e pra Red Hat, use Ubuntu ou Fedora, última versão sempre, um prato cheio de mudanças e impactos, seu computador será literalmente uma cobaia.
Se quiser estabilidade e pouca mudança, use Debian Stable, Slackware, CentOS, Red Hat Enterprise, SuSe Enterprise e assim vai.
Eu entendo o seu ponto de vista e concordo que é um passo grande demais para se tomar para um usuário adotar todas as mudanças propostas pelas distribuições ‘bleeding edge’, mas é uma balança cara, se ninguém usa uma funcionalidade, ninguém vai saber se é boa ou não, melhorar ou discontinuar o projeto.
É uma escolha a se tomar:
Usar uma distribuição que tem todos os pacotes mais atualizados, última versão, com algumas desvantagens como mudanças de plataforma não esperada(odiei quando mudaram para pulse-audio.…. por exemplo, pra mim foi totalmente sem noção, mas enfim.… ).
Ou usar uma distribuição estável, com poucas atualizações, pacotes obsoletos mas que simplesmente funciona, não quebra de vez em quando ?
Você tem que ver o que é melhor e mais importante pra sua necessidade.
Antes eu recomendava Ubuntu e Fedora para usuários domésticos, hoje eu recomendo só Ubuntu LTS (8.04) e Fedora 8 no máximo, que já está bastante maduro(na minha opinião).
Mas tá aí. Reclamação registrada, flames acendidos vamos ver aonde vai dar.
As distribuições “livres” de verdade, hoje em dia são poucas, se é que existem. Já me preocupava com isso na época do fim do Red Hat Linux; a verdade é que na maioria dos linux grandes, existem interesses (como poderei dizer?) “maiores”.
Não acho que isso seja errado, afinal, pois todo mundo precisa receber o pão de cada dia, só que o cenário mudou e já não existe mais nenhum Linux “para o usuário”.
Todas as mudanças no ecossistema Linux apontam isso; as distros priorizando “experimentar” em vez de agradar, já que, é claro, qual o melhor laboratório de testes que milhares (ou milhões) de usuários grátis?
Comparativamente, ainda acho o Fedora uma boa pedida já que ele dá um retorno significativo não somente à Red Hat mas também aos softwares upstream. Nossa política é a de sempre manter uma relação de mão dupla com os softwares que empacotamos e assim as coias fluem melhor, mas ser a vanguarda sempre tem seus problemas… é o “pecado da virtude” como diz meu professor.
Eu te entendo cara. Também já fiquei muito frustrado com isso.
Já fui debian-maníaco, achava debian o sistema mais underground e hacker do mundo, até eu saturar com algumas atitudes do projeto como por exemplo o fork do firefox e o thunderbird(iceweasel e icedove), ciclo de desenvolvimento instável(quando vão lançar uma nova versão congelam o testing e o unstable para focar os recursos em estabilizar a nova versão), tirar o suporte a mailbox UNIX do thunderbird(icedove),dentre outras coisas.
Hoje eu vejo tecnologia como um meio, não como um fim mais. Larguei de mão todas as ideologias do software livre, e mergulhei de cabeça naquilo que me atende melhor e que funciona:
BSD’s. Mas ainda uso linux em vários clientes, administro servidores Debian, CentOS, Fedora, Ubuntu, sem torcer o nariz quando encontro uma distribuição Red Hat(como eu fazia antigamente, que bobagem.…).
Uso FreeBSD no meu desktop, Debian para vários ambientes de teste de Java/tomcat, CentOS para treinar pois muitos dos meus clientes usam CentOS ou Red Hat enterprise, uso NetBSD no meu notebook porque gosto demais do NetBSD, e se por acaso um dia surgir um sistema novo vou testar e se me atender melhor, vou usar ele também.
Eu sou profissional, uso software livre para ganhar dinheiro, viver, sobreviver. Portanto uso vários S.O.s diferentes, pois cada um tem sua vantagem e desvantagem, e sou um especialista em atenuar e minimizar cada uma delas.
O pessoal do Fedora, Ubuntu, Debian e todo mundo mais quer algo que atenda as expectativas deles, e cada projeto tem uma expectativa diferente.
Você querer mudar e influenciar uma distribuição grande e poderosa como o Fedora é muito legítimo, e muito melhor do que começar o fedora do tio joão, que pouca gente vai usar e um dia vai morrer.
Talvez você consiga convencer o pessoal do Fedora a colocar uma outra combinação de teclas que possa derrubar o X sem precisar ir ao console, argumentando que um usuário comum não saberia fazer isso, porque afinal existe a possibilidade do X travar, ainda mais com configuração 100% automática.
Desculpe o tom sarcástico e seco dos meus posts anteriores, meu humor é assim mesmo.
HAHAHAHAHA
Ah, e concordo com o seu professor.
No final todo usuário desktop hard-core quer tudo mais atualizado, última versão de todos os pacotes, e tendem a usar Fedora, Ubuntu, OpenSuSe ou Debian Unstable(já fui louco assim ahahahah), mas há um preço alto para se pagar!
Hoje, meu desktop tem que ser estável, cansei das minhas aventuras de consertar o meu *nix toda vez que alguma coisa quebrasse.
Se eu fosse você daria uma experimentada no FreeBSD, acho que vai gostar.
Mas use a versão 7.0, a versão 7.1 já tem o Xorg dependendo do Hal, e eu arrependi de atualizar… atualizei na época por causa do eclipse ganymede, mas deveria ter esperado mais… o arrependimento!
OOps…
apertei tab e espaço sem querer, deleta o post 2250 e o 2252 por favor.
Abraço cara.
Do meu ponto de vista, esse problema não é tão grande assim. Uma configuração e resolve! É claro que tem aqueles usuários que não irão saber fazer isso, mas..
Eu mesmo tive que configurar o xorg.conf quando mudei para o Fedora 10 porque estava com problemas no driver OpenChrome (não aparecia a seta do mouse).
O que acho pior no Fedora é o tempo de suporte a atualizações de pacotes. Mal mudei para o Fedora 8 e já não iria mais ser atualizado!
Do mais, sou super fã! Não conseguiria deixar ele para conhecer outras distribuições.
Como entusiastas, gosto de pensar no Fedora como uma distribuição que um dia possa ser usado por qualquer pessoa, não só geeks freaks… Pensando nisso as vezes sai alguns artigos como o acima, queremos que o sistema fique mais fácil sim, mas alterações precisam ser implementadas quando o sistema suporta. Não adianta tirar arquivos de configuração quando as ferramentas automatizadas não funcionam, etc…
Eu uso Fedora no meu note e Ubuntu no meu desktop, tenho problemas nas duas distros, coisas que muitas vezes não consigo resolver, no note então, o KDE 4.2 trava algumas vezes e nem pegar log eu consigo.
Pra mim, o mais importante de uma distribuição fazer é integrar um sistema de bug competente, que capture os problema diretamente no sistema dos usuários e os envie para o core do Projeto. O Fedora montou algo parecido, mas o importante é ter um programa que integre todas as aplicações, não só o núcleo do sistema, integre também aplicações externas como o Xorg, KDE, Gnome, etc…
Acho que essa questão se estende as principais distros, dos alphas e betas que testei, o Ubuntu e o Mandriva também estão vindo com o comando Control+Alt+Backspace desativado.
Concordo em número, gênero e grau com a colocação do amigo.
Acabo de dar uma 3 chance ao fedora e instalei mais uma vez ele em meu pc e já vou remover. Ele simplesmente não funciona e até trava com minha placa de rede (que funciona perfeitamente em outras distros) realtek. Vale aqui salientar q só desinstalei o meu Ubuntu por conta daquela skin cor de feses q ele possui mas excetuando isso nunca deixou a desejar em nada, tampouco o slackware q nao tem skin cor d feses mas por outro lado tem um instalador do tempo das cavernas.
Sem querer dar uma d profeta do caos, me arriscaria dizer q certas distros vão morrer juntamento com seus idealizadores fadadas infalivelmente ao fracasso. Deixo aqui o apelo para os desenvolvedores do ubuntu: acabem urgente com essa skin cor de …( não precisa nem repetir).
*onde feses leia-se fezes
Adalberto, não fiquei sabendo de nenhum problema relacionado às placas Realtek no Fedora; bem ao contrário, todas as que testei funcionaram bem e sem necessidade de nenhuma configuração adicional. Travamentos como os que você descreve são geralmente relacionados a problemas de hardware. Qual o modelo da placa?
Eu não gosto do Ubuntu por um motivo de ideologia, acho melhor um Linux que contribui para a evolução do Software Livre e com o Fedora essa relação sempre foi de mão dupla: cada melhoria feita nos softwares usados pelo Fedora é, invariavelmente, passada para o upstream.
Não digo, claro, que o Ubuntu não contribua (já que nem sei como funciona o desenvolvimento interno dele); apenas creio que o modo “Fedorístico” seja adequado ao que espero para o nosso ecossistema.
Adalberto,
Você sabia que é possível alterar o skin não é?
Quanto ao problema com sua placa de rede, se você não reportar a falha eles nunca irão corrigir.
Quanto ao instalador do Slackware, sinta-se a vontade pra escrever um melhor.
Em relação a sua profetização, prefiro não comentar. Com base nos seus argumentos anteriores, isso seria perda de tempo.
“Quanto ao instalador do Slackware, sinta-se a vontade pra escrever um melhor“
Tsc! Tsc! Tsc! Que resposta inútil Rafael. Respostas como essa prestam um grande desserviço ao Linux e todos ficamos parecendo um bando de babacas aos olhos dos novatos.
Adalberto, se o problema é o aspecto visual, tenta o SO Mandriva, é tão fácil de usar quanto o Ubuntu e é lindo esteticamente, acho que deve ser a distro mais bonita da atualidade.
De fato, Mandriva é lindo e legal, mas cá entre nós, mudar a aparência de uma distro é muito fácil e não tem mistério, né?
Creio q fui um tanto intriseco demais ao comentar a skin do ubuntu (q não me agradou por ser nativa, apesar de ser personalizável, contudo o sistema em si não deixou a desejar. So queria adicionar ao meu comentário alguns complementos: quando digo q algumas distros tendem a cair no ostracismo dá-se ao fato q elas evoluem com certa timidez e em muitos casos certas fusões têm sido um passo à frente e 2 para trás. Também deixei d comentar o Debian q beira a pradonização q não deixa de ser uma coisa boa, mas em contrapartida as inúmeras distros provocam uma sensação de dispersão no mundo linux/unix. Torço tanto quanto os demais amigos pelo sucesso desse sistema mas às vezes fico meio cético a alguns bugs bobos (como quando tento mudar a linguagem do fedora 10 e o mesmo trava sem dar retorno) q a gente encontra q passa a idéia q o desenvolvedor sequer testou o q criou. Melhoras…
Adalberto, “intrínseco”? Acho que não entendi, mas posso garantir que o Fedora, pelo menos, não evolui timidamente; nós somos a distro de evolução mais rápida. Esse é nosso ponto forte (e também nosso ponto fraco) e estamos muito longe de morrer… Na verdade, o Projeto vem crescendo em escala geométrica e o Fedora de hoje é muito melhor que o Fedora de ontem. Não me escapa que temos muito a melhorar, mas quem não tem?
Lonely,
Queria ver se você fosse a pessoa que passou dias de sua vida dedicado a criação do instalador “pré-histórico” do slackware e tivesse uma crítica altamente destrutiva dessa.
Aponte os problemas realmente, não fique levantando toda solução ao fracasso.
Software Livre é colaboração, não adianta nada somente utilizar e não colaborar. É muito fácil reclamar que isso ou aqui está “feio” ou mal feito, mas ninguém nem se presta ao trabalho de reporta o problema e já sai por ae falando que essa ou aquela solução é horrível por conta de seu problema isolado.
Tem um problema? Reporte, faremos de tudo pra ajudar. Caso contrário, nossas bolas de cristal estarão ocupadas pra esse serviço.
Sei que fui rude, mas o comentário foi assaz destrutivo. Desculpem-me qualquer coisa.
Rafael, precisa de quantas pistas para perceber que o cara é noob? (com todo respeito)
Destrutiva é essa recepção que você deu. Em ver de vir com essa postura arrogante de linuxista bonzão teria sido mais simples explicar que o Slackware é o Linux da velha guarda e que não pensa em facilitar nada.
Olha só amigo LonelySpooky,
Sinceramente me adjetivar de noob arrogante ou as ironias presentes em seus comentários não presta serviço algum a tão nobre aqui defendida comunidade linux. Já admiti a ácidez dos meus comentários primeiros, contudo amigo volto a dizer: os problemas estão lá e ninguém melhor que o usuário pra se ressentir deles. É meritório o esforço que alguns desenvolvedores têm feito, contudo ao invés de somente elogiar é preferível apontar melhorias ou soluções numa postura mais condigna (à exemplo do Silvio)de desenvolvedor.
Apesar de toda essa polêmica, volto a frizar que torço pelo sucesso do fedora juntamente com seus desenvolvedores aqui presentes contuibuindo com comentários mais salutares.
Adalberto, por favor, releia os comentários com calma. Você não foi chamado de arrogante, o que eu disse foi que os linuxistas que falam a mesma coisa que o Rafael falou, do jeito como ele falou, acabam contribuindo negativamente para o Linux.
É notório o esforço para deixar o texto mais rebuscado, mas o que importa é a mensagem transmitida, sacou?
Perceba que seu comentário foi infeliz e qualquer argumentação do mesmo somente piora sua situação. Concordo que foi rude demais, mas realmente ando meio chateado com alguns usuários, pois acham que a comunidade é uma grande empresa que deve fornecer o que ele precisa.
Vejam que somos todos parte dela, e se alguém não fizer algo ela não será feita sozinha.
Obrigado,
Não ia me pronunciar nesses novos comentas, mas vocês insistem tanto, hehehe.
Primeiramente, Adalberto, eu apoio o seu comentário, ele é necessário, talvez devesse ser mais brando visto que está criticando diretamente para pessoas envolvidas, mas a crítica deve existir sim, obrigado por compartilhar a sua experiência.
Rafael, você está se tornando um Linuxer Xiita, cuidado cara. Além do Debian e Slackware, todas as outras distribuições estão trabalhando pra fazer o sistema mais amigável, para que pessoas FORA DO CÍRCULO DE TI possa utilizar. Pensando nisso, como uma pessoa que não sabe ler em inglês pode postar um bug report? Como um professor de português pode fazer um patch pra correção de um bug, ou programar um novo instalador.
Cara, a maioria das pessoas postam suas experiências com um sistema e não importa se eles sabem usar ou não, temos que ter a humildade de ouvir e corrigir. Eu odeio travamentos, e muitas vezes eles acontecem e eu não consigo pegar logs pra mandar pro bugzilla, como um usuário comum poderá fazer isso se nem eu consigo as vezes.
Estamos aqui pra facilitar, trabalhar pelos outros sim, então baixa o punho e começa a ouvir mais antes de sair jogando pedras. Quem te garante que o cara sabe preencher bugzilla, fazer instaladores/código? E se não sabe tem que usar o sistema do jeito que está e ficar quieto?
Para um pouco, pensa antes de escrever pois palavras nãos e apagam.
Att,
Rodrigo “o extremista” Menezes