Fedora 11: Pisando na bola?

by LonelySpooky

Pois é pessoal, estou prevendo para o Fedora 11 a chegada de uma multidão enfurecida, com tochas e ancinhos. Certas decisões (pelo menos do meu ponto de vista) indubitavelmente burras das equipes de desenvolvimento ainda conseguem me chocar.

Li ontem as notas de versão1 do próximo Fedora e vi que há poucas grandes surpresas. A maioria das novidades não me afetam muito diretamente, por exemplo, eu não uso o Netbeans e não sei o que significa ser contemplado com a versão 6.5 do aplicativo, e, sinceramente, não uso o Git para me empolgar em saber que o F11 virá com a versão 1.6.1.1.

O que mais me chamou a atenção foi saber que, a partir de agora, a função ctrl-alt-backspace será desativada. Sim, é isso mesmo: se o seu X travar (e isso acontece muito) você vai ter que mudar para um dos terminais virtuais e digitar "killall Xorg".

A decisão causou certa comoção entre os desenvolvedores e testadores e fui procurar os motivos que motivaram (motivos que motivaram?) essa decisão burra. Ficou claro depois de ler toneladas de emails que isso é uma decisão da equipe de desenvolvimento do X (upstream). A função ctrl-alt-backspace foi considerada um risco de segurança e virá desabilitada nas próximas versões do X. Segundo os desenvolvedores do X Server, muitos usuários reclamaram de apertar as teclas acidentalmente quando iam usar "ctrl-backspace" ou "alt-backspace"; além disso ctrl-alt-backspace é uma combinação usada para deletar expressões em C e em Java no Emacs. Faz parte da política do Fedora sempre ser fiel ao Upstream2 e por isso essa decisão da equipe do X nos afetará diretamente.

Para reativar a função, avisam os desenvolvedores, é preciso criar o seu xorg.conf e adicionar a seguinte linha:

Option "DontZap" "false"

à seção ServerFlags.

Não gostei nem um pouco dessa decisão e o que vem sendo discutido nos corredores é sobre a possibilidade de adicionar um patch que habilite a função. Ainda ontem, um amigo me disse que o Ubuntu 9.04 já vem com o ctrl-alt-backspace desativado. Se isso é verdade eu não sei, já que não uso Ubuntu, mas sei que os usuários não devem ter gostado muito também, a menos que sejam iguais aos mongolóides que conseguem confundir ctrl-alt-backspace com qualquer outra combinação de teclas.

Como nem tudo é passar raiva, a boa mudança que vem por aí no Fedora (também meio chocante para mim) é que iremos parar de usar ext3/ext4 por padrão e passaremos ao Btrfs, provavelmente no Fedora 12. Essa notícia me deixou bastante empolgado porque o Btrfs é um sistema de arquivos impressionante. Aceita volumes com até 16 exabytes de tamanho (um bilhão de gigabytes) e os arquivos podem ter um tamanho de até 16 exabytes; além, claro de um monte de outros recursos interessantes. O novíssimo ext4, em comparação, suporta volumes de 1 exabyte com arquivos de até 16 terabytes.

Já é possível instalar seu sistema em Btrfs no Fedora 11, basta digitar no prompt de instalação o seguinte comando:

icantbelieveitsnotbtr

Qualquer novidade, vocês serão os primeiros a saber. Fiquem ligados. ;) Que venham as tochas e ancinhos!

  1. https://fedoraproject.org/wiki/Fedora_11_Alpha_release_notes
  2. Upstream são os desenvolvedores originais do software

Popularity: 23% [?]

  • Share/Bookmark

Posts relacionados:

  1. Por que o Fedora pode abandonar o Firefox e o Thunderbird?
  2. Escolhido o codinome para o Fedora 11

{ 1 trackback }

News sobre o Fê-ê-ê-edora! « ACENTO CIRCUNFLEXO
16 de fevereiro de 2009 às 13:20

{ 64 comments… read them below or add one }

1 Rafael Gomes 14 de fevereiro de 2009 às 12:01

Sen­sa­ci­o­na­lista? Não, nem um pouco… :P

Responder

2 Raphael 14 de fevereiro de 2009 às 12:14

Você diz que não usa Net­Be­ans ou git e que as mudan­ças não vão te afe­tar, mas vem falando que a mudança pra um sis­tema de arqui­vos que suporta arqui­vos de até 16 exaby­tes é empol­gante?
Aposto que você tem vários arqui­vos de 16 exaby­tes por aí aguar­dando ansi­o­sa­mente o btrfs para serem armazenados!

Responder

3 LonelySpooky 14 de fevereiro de 2009 às 12:25

É isso mesmo. Gosto de estu­dar arqui­te­tura de sis­te­mas de arqui­vos. Pra mim isso é muito impor­tante. Além do mais, dei­xei alio link para que pos­sam ler sobre as OUTRAS dife­ren­ças. Você leu?

Responder

4 Fabrício Godoy 14 de fevereiro de 2009 às 17:02

Eu uso o NetBeans!

Responder

5 ErickGoes 16 de fevereiro de 2009 às 10:48

Hen­ri­que

Quer dizer que o Fedora 11 não terá mais Eclipse?

Responder

6 Henrique "LonelySpooky" Junior 16 de fevereiro de 2009 às 11:25

Con­ti­nua vindo o Eclipse sim.

Responder

7 Paulo 16 de fevereiro de 2009 às 13:03

Não vejo o pes­soal do ubuntu, debian e outras dis­tri­bui­coes fica­rem metendo o pau em publico no pro­prio trabalho.

Geral­mente esse tipo de come­ta­rio é feito inter­na­mente. Isso demons­tra des­con­ten­ta­mento den­tre os mem­bros do Fedora e total falta de bom senso. Acho isso muito nega­tivo para o pro­jeto brasileiro.

Você não é embai­xa­dor do Fedora ? Ima­gina se não fosse hein! So vejo vc pos­tando recla­mando e metendo o pau em mudan­ças no projeto.

Responder

8 Henrique "LonelySpooky" Junior 16 de fevereiro de 2009 às 13:11

Sou embai­xa­dor sim e o Fedora não tem nada a temer por­que já enten­deu que admi­tir os pró­prios pro­ble­mas é o pri­meiro passo para resolvê-los. E esses não são “pro­ble­mas inter­nos” como você apre­goa, são mudan­ças de fea­tu­res que vão afe­tar todos os usuá­rios (por­tanto acho que isso pode ser defi­nido como externo, não acha?).
Por fim, leia o blog antes de falar bes­teira: meto o pau quando pre­cisa, elo­gio quando merece. Hipo­cri­sia não faz bem pra ninguém.

Responder

9 Rafael Gomes 16 de fevereiro de 2009 às 13:18

Lonely,

O pro­blema não e somente esse.

Fez alguma coisa pra resol­ver o pro­blema? Sim­ples­mente divul­gar em seu blog não vai resol­ver muita coisa.

Quando você tem pro­ble­mas sim­ples­mente sai divul­gando ou tenta resolve-los antes?

Fica a reflexão.

Responder

10 LonelySpooky 16 de fevereiro de 2009 às 13:59

@Rafael Gomes,
É claro que só falar não adi­anta nada e pode acre­di­tar, os pro­tes­tos sobre a mudança são mui­tos. O que tal­vez a mai­o­ria das pes­soas que estão recla­mando não per­ce­be­ram que é a mudança no com­por­ta­mento do Xorg é cau­sada pela pró­pria equipe do Xorg. O Fedora pisa na bola em saber que a mudança é ruim, recla­mar inter­na­mente e mesmo assim acei­tar a mudança já que estão pre­sos no man­da­mento de “sem­pre serás fiel ao teu ups­tream”. O Pro­jeto Fedora é, pro­va­vel­mente, o pro­jeto que mais revo­lu­ci­o­nou o que hoje cha­ma­mos de Linux, acho que já somos gran­des o sufi­ci­ente para iden­ti­fi­car uma deci­são ruim, mesmo que ela venha do upstream.

Responder

11 Kessia 16 de fevereiro de 2009 às 13:40

Acho que qual­quer um, inde­pen­dente de ser dev ou não, tem o direito de expres­sar sua insa­tis­fa­ção publi­ca­mente, senão, o que é liber­dade? Eu não con­cordo com mui­tas coi­sas no Fedora/Ubuntu/SUA-DISTRO-FAVORITA por ques­tões usu­ais. Pra que eu quero um Net­be­ans ou Eclipse, se não uso IDE’s absur­da­mente engo­li­do­ras de memória?

Deta­lhe que o time do Xorg anda fazendo várias por­ca­rias no desen­vol­vi­mento ulti­ma­mente, como obri­gar a usar o HAL a par­tir da v7.4, sob pena de con­ge­la­mento total do teclado e mouse, obri­gando a reboot manual. Desa­bi­li­tar o ctrl-alt-del deve­ria ser esco­lha do usuá­rio, não obri­ga­ção. Se o Xorg fosse está­vel o sufi­ci­ente, eu con­cor­da­ria, mas não é, não mesmo.

Responder

12 João Marcelo 16 de fevereiro de 2009 às 14:18

Acho que o caso do crtl-alt-bksp um pro­blema menor. Se não me engano, tem como se con­fi­gu­rar qual­quer ata­lho de teclado para fazer qual­quer coisa. Pior seria algo irreversível.

Responder

13 Ian Liu 16 de fevereiro de 2009 às 17:49

Acho que você está fazendo uma tem­pes­tade num copo d’agua.
Desa­bi­li­tar o ctrl+alt+bksp só vai melho­rar para o usuá­rio final comum, o que é bom, pois ima­gine um cara de pri­meira via­gem rei­ni­ci­ando o X sem que­rer? Ele fica loqui­nho e volta para o Windows.

Para mim, a fun­ção do desen­vol­ve­dor é ofe­re­cer a melhor expe­ri­ên­cia para o usuá­rio final, e você (desen­vol­ve­dor) deve se dobrar para que isso aconteça.

Afi­nal, não somos linu­xers? Qual o pro­blema de con­fi­gu­rar mais um ata­lho? ;)

Responder

14 Paulo 16 de fevereiro de 2009 às 21:37

Como um mem­bro do pro­jeto fedora, acho que vc nao expoe suas ideias da forma adequada!

Ta fazendo mar­ke­ting nega­tivo com seus comen­ta­rios. Eu nao uso fedora, por isso acabo achando é graça.

Acho um pouco inco­e­rente da sua parte, so isso! Gos­tei dos comen­ta­rio do Augusto! E vc está fazendo tem­pes­tada com copo dagua!

Aces­sei o site projetofedora.org e nao vi nada la sobre o tema. Não qui­ze­ram expor isso la tb nao ?

Responder

15 cristiano_x 16 de fevereiro de 2009 às 23:43

Apre­cio e muito a forma crí­tica como você expõe as situ­a­ções.
Não é por ser um embai­xa­dor que você deve dizer “amém” à todas as deci­sões con­tro­ver­sas do Pro­jeto.
Não gosto desta con­versa de que isto ou aquilo deve­riam ser dis­cu­ti­dos inter­na­mente.
O Pro­jeto é demo­crá­tico e o que você faz é lan­çar algu­mas ques­tões polê­mi­cas para a dis­cus­são pela comu­ni­dade.
Numa des­sas, o cla­mor público chega aos desen­vol­ve­do­res e quem sabe eles não mudam de idéia…

Responder

16 lindrix 16 de fevereiro de 2009 às 23:43

Tira­ram o ctrl+alt+backspace. Então, como o usuá­rio ini­ci­ante vai se virar quando o X tra­var com­ple­ta­mente, que uma vez ou outra acon­tece? Para mim é sim­ples usar ctrl+alt+f1 e depois ctrl+alt+del, que ter­mina sendo mais rápido do que rei­ni­ciar o X de outra forma sem o ctrl+alt+backspace. E o cara? Vai ape­lar para o reset? Lembre-se que o Linux tem uma ques­tão de não sal­var as infor­ma­ções cri­a­das assim que é dado algum comando de sal­var ou “guar­dar ficheiro”.…
O certo era criar um método mais fácil de des­tra­var o X, dá garan­tia de 100% de que ele não tra­va­ria, de ver­dade, o que nenhum pro­du­tor de soft­ware faria em sã cons­ci­ên­cia, senão seria cha­mado de sonhador.

Responder

17 MaxRaven 16 de fevereiro de 2009 às 23:58

Se toda cri­tica que um mem­bro de algum pro­jeto faz em seu blog pes­soal for con­si­de­rado mar­ke­ting nega­tivo então melhor proi­bir a todos de ter um espaço deste para fazer parte dos mesmo, por­que não é só o Hen­ri­que está fazendo, vejo isso quase que dia­ri­a­mente em dife­ren­tes blogs de pes­soas rela­ci­o­na­das aos mais vari­a­dos pro­je­tos.
Muito melhor ele expor cla­ra­mente sua frus­tra­ção que ficar de picui­nha em tro­cas de emails com outros mem­bros, tudo “em segredo”. É bem mais honesto da parte dele. Não gos­tou fala, os res­pon­sá­veis podem ouvir ou não, ai é outra historia.

A pro­po­sito, se o Man­dri­vão não por uma gam­bi­arra para habi­li­tar o comando vai ser dose, ainda mais quando invento de tes­tar coi­sas e inva­ri­a­vel­mente faço o X tra­var.
E nunca dei o refe­rido comando por aci­dente, nem mesmo quando não sabia da exis­tên­cia do mesmo.

Responder

18 Manoel B H Carvalho 17 de fevereiro de 2009 às 8:27

Bom, o X tra­vou uma vez na minha vida. Não pre­ciso mudar de ter­mi­nal e matar o X, mas matar a apli­ca­ção que está cau­sando o pro­blema. Não sei o que você faz tanto para neces­si­tar desse ata­lho. O fedora, no meu ponto de vista, não é uma dis­tri­bui­ção para ini­ci­an­tes e nem deve­ria ser. Se você for real­mente um embai­xa­dor do Fedora, já deve­ria ser banido, pois chama-los indi­re­ta­mente de bur­ros, um equipe tão reno­mada e dedi­cada a sua dis­tri­bui­ção é dose. Pro­gres­sos como o novo Net­be­ans e o Git devem ser come­mo­ra­dos sim, assim como o btrfs, aplau­sos. Acon­se­lho a criar sua pró­pria dis­tri­bui­ção, se você não está satis­feito. Quem não ajuda, não atrapalha.

Responder

19 Henrique "LonelySpooky" Junior 17 de fevereiro de 2009 às 8:52

Manoel, se o seu X tra­vou ape­nas uma vez na sua vida você é um fenô­meno, ou, muito pro­va­vel­mente, não usa nenhuma apli­ca­ção que exija muito do vídeo.
Como embaixador/empacotador/tradutor/diretor da revista/usuário eu real­mente tenho um com­pro­misso com a minha dis­tri­bui­ção e esse com­pro­misso não é o de ser hipó­crita nem o de ser obri­gado a aplau­dir cada deci­são do pro­jeto. Acre­dito que o Fedora é a melhor dis­tro sim, que a equipe, espe­ci­al­mente aqui no Bra­sil, é a mais esfor­çada e mais dedi­cada do mundo (tanto que os ame­ri­ca­nos esti­ve­ram aqui ten­tando enten­der o que dia­bos nós faze­mos para o fedora ser tão bem suce­dida). Os embai­xa­do­res todos, os lin­xis­tas todos, deve­riam parar de agir como mole­ques que estão defen­dendo seu super-herói pre­fe­rido e enten­der que para evo­luir é pre­ciso ser rea­lista.
Sobre ser banido, no dia em que eu falar alguma men­tira, con­cordo com você: devo ser banido, mas isso ainda não ocorreu.

Responder

20 Rafael Gomes 17 de fevereiro de 2009 às 10:02

Esta­mos dis­tor­cendo os fatos.

Em minha opi­nião o pro­blema não é recla­mar ou não, pois a opi­nião é impor­tante. O que digo que isso sendo feito aqui não vai adi­an­tar NADA, pois para os desen­vol­ve­do­res pro­va­vel­mente terá mais efeito uma recla­ma­ção na lista de devel do X mesmo.

O que terá aqui serão somente fla­mes e pes­soas com a mesma inten­ção que o post, ape­nas “colo­car pra fora” sua indig­na­ção ou não.

Então, esta­mos “puto” vamos entrar na lista devel ou qual­quer outro canal cor­reto e pos­tar nossa insas­ti­fa­ção, pois é soft­ware livre, pode ser mudado por nós.

Essa mudança foi visando os users, mas se os mesmo sen­ti­rem que é melhor da forma ante­rior é somente infor­mar que eles podem vol­tar atrás.

O que recla­mei desde o iní­cio é o fato da maté­ria ser sen­sa­ci­o­na­lista ao asso­ciar esse pro­blema ao pro­jeto Fedora que assume que as mudan­ças do ups­tream são váli­das e sem­pre apli­cam na sua dis­tro, pois se eles que­rem fazer algo novo, eles ape­nas acessa a deter­mi­nada comu­ni­dade e opi­nam, É MUITO mais FÁCIL do que refa­zer tudo sempre.

meus 0,02 cents…

Responder

21 Henrique "LonelySpooky" Junior 17 de fevereiro de 2009 às 10:15

Já deu uma olha­di­nha na lista de dis­cus­são do X? Sugiro que olhe. Está inun­dada de recla­ma­ções e não parece haver nenhuma inten­ção de mudança por parte dos desen­vol­ve­do­res. As recla­ma­ções na lista do Fedora rawhide tam­bém são mui­tas. Nós, por nossa vez, esta­mos dis­pos­tos a con­ti­nuar com a deci­são “inte­li­gente” de desa­ti­var o ctrl-alt-backspace por­que o pes­soal do Xorg deci­diu isso. Mas esse papo é o mesmo sobre o modo spa­tial do gnome, nin­guém gosta, mas vai ser empur­rado gar­ganta abaixo. Vá lá levar a dis­cus­são na lista de desen­vol­vi­mento de novo pra ver o que acontece.

Responder

22 Henrique "LonelySpooky" Junior 17 de fevereiro de 2009 às 10:21

Nós sem­pre temos o Easy­Life, claro.

Responder

23 Paulo 17 de fevereiro de 2009 às 12:07

Creio que vc esta tendo uma ati­tude de mole­que ao recla­mar de uma coisa que nao cabe ao fedora e sim ao X mudar!

Esta metendo o pau na coisa errada!

Responder

24 Roberto Bechtlufft 18 de fevereiro de 2009 às 11:11

Spo­oky, eu usei o Fedora por uns tem­pos e mudei para o Debian. Nos tem­pos de Fedora che­guei a bater um ou dois papos rápi­dos com você via MSN.

Não con­sigo enten­der as rea­ções das pes­soas ao seu post. Quero dizer, na ver­dade eu con­sigo: você está falando de Linux, elas estão falando de futebol.

Toda dis­tro tem pro­ble­mas. Se a dis­tro que você usa toma uma deci­são que você não con­si­dera acer­tada, real­mente você tem que se mani­fes­tar. Não entendi o comen­tá­rio do Rafael, que diz que “sim­ples­mente pos­tar no blog” não vai aju­dar. Ora bolas, o blog é uma maneira de expor sua opi­nião. Se ele não tem tan­tos aces­sos quanto, diga­mos, o Guia do Hard­ware, isso não é culpa sua, você está fazendo a sua parte.

Na época em que eu usava o Fedora eu tam­bém metia o malho na dis­tro. Como usuá­rio do sis­tema, não tenho que ficar puxando o saco e defen­dendo, quando os caras fazem alguma meleca eu tenho que apon­tar o dedo sim, espe­ci­al­mente se eu for embai­xa­dor dela. Que cre­di­bi­li­dade você vai ter se dis­ser amém a tudo? Para­béns pela postura.

Responder

25 Rafael Gomes 18 de fevereiro de 2009 às 11:25

vejo que tem uma má inter­pre­ta­ção do meu comen­tá­rio. Vou ten­tar ser mais explícito.

1 — A “falha” citada por nosso amigo e embai­xa­dor Lonely é do pro­jeto X.org e não do Fedora.

2 — As crí­ti­cas devem ser pri­meiro pos­ta­das nas lis­tas espe­cí­fi­cas, tal como xorg devel. (eu acre­dito que Lonely já deve ter feito isso).

3 — Não sou con­tra que cri­ti­quem a dis­tro na qual faz parte. Em nenhum momento do texto eu falei isso. O pro­blema é que as vezes as pes­soas já come­çam a ler o texto com um pen­sa­mento sobre o que espera encon­trar, algo que evi­den­te­mente não está no meu texto.

Eu sou con­tra a Sen­sa­ci­o­na­lismo somente e o título Fedora pisando na bola não se ade­qua­ria nem ao pro­jeto X.org, pois o mesmo está fazendo essa “melho­ria” para o bem estar de seus usuá­rios, não é uma medida dita­dora que irá remo­ver seus direi­tos ou coisa pare­cida. Então acre­dito que o título do post não serve para nenhum dos casos.

Meus 0,02 cents

Responder

26 Lauro César 18 de fevereiro de 2009 às 12:57

Hen­ri­que, para­béns pela sin­ce­ri­dade e coe­rên­cia. Cri­ti­car é pre­ciso sim, tra­ba­lhar para melho­rar o que está falho tam­bém. Você faz os dois e além disso ajuda nova­tos e divulga a dis­tro, coisa que a mai­o­ria dos que não acei­tam crí­tica não fazem. Quanto ao pro­blema ser do Xorg, real­mente vem do Xorg, mas parece que o Hen­ri­que tá falando grego: O Fedora não pre­cisa dizer amém a tudo que vem do ups­tream, pode imple­men­tar uma forma mais inte­li­gente de uso do ata­lho ctrl+alt+backspace ( O open­suse fez isso, nele precisa-se aci­o­nar o ata­lho duas vezes segui­das para que o Xorg reinicie).

Responder

27 Lauro César 18 de fevereiro de 2009 às 12:58

Hen­ri­que, para­béns pela sin­ce­ri­dade e coe­rên­cia. Cri­ti­car é pre­ciso sim, tra­ba­lhar para melho­rar o que está falho tam­bém. Você faz os dois e além disso ajuda nova­tos e divulga a dis­tro, coisa que a mai­o­ria dos que não aceita crí­tica não fazem. Quanto ao pro­blema ser do Xorg, real­mente vem do Xorg, mas parece que o Hen­ri­que tá falando grego: O Fedora não pre­cisa dizer amém a tudo que vem do ups­tream, pode imple­men­tar uma forma mais inte­li­gente de uso do ata­lho ctrl+alt+backspace ( O open­suse fez isso, nele precisa-se aci­o­nar o ata­lho duas vezes segui­das para que o Xorg reinicie).

Responder

28 Bruno 18 de fevereiro de 2009 às 15:46

Desde quando eu lem­bro o X trava e o Ctrl+Alt+Backspace salva a patria… E Agora? O Que fare­mos sem ele? Per­de­re­mos mais tempo do que o Nor­mal recor­rendo as ttys!!!! Bom eu gosto, me sinto um pouco mais hac­ker dando um kil­lall no X pelo modo texto… e O WinU­ser onde entra nisso? Não entra ele tá la usando o seu Win­dows Vista Ulti­mate… ( O Pro­blema é que quando ele trava não tem tty!!! )

Responder

29 nops 18 de fevereiro de 2009 às 22:05
30 Renato S. Yamane 19 de fevereiro de 2009 às 8:25

LonelyS­po­oky,

Sin­ce­ra­mente, eu gos­ta­ria de saber quan­tos comen­tá­rios inter­nos você fez ANTES de cri­ti­car publi­ca­mente a pró­ria empresa que o sr. representa.

Isso temo nome: Falta de ética profissional.

E se eu fosse o seu supe­rior, lhe cha­ma­ria para uma conversa.

Att,
Renato

Responder

31 Henrique "LonelySpooky" Junior 19 de fevereiro de 2009 às 8:37

Renato, eu res­peito a sua opi­nião, mas você fala pela visão de quem está de fora.
Leia os outros comentários.

Responder

32 Rodrigo Menezes 19 de fevereiro de 2009 às 17:46

Hen­ri­que,

Para­béns pelo post, bem documentado.

Que FLAME WAR que você gerou aqui hein!!!??? Bom, pra quem tiver saco de ler, sou Embai­xa­dor como o Hen­ri­que, e dos crí­ti­cos, como o Hen­ri­que, dis­po­mos de mui­tas idéias em comum.

O que o post está fazendo no meu ponto de vista é infor­mar e não recla­mar, recla­mar é man­dar os 200 e-mails que man­da­mos para as lis­tas do Fedora, ali estão os Embai­xa­do­res, Mar­ke­ting, Devel, etc… ali a gente reclama. Per­gun­ta­ram o que você faz pra aju­dar, eu que­ria que ele expli­casse o que eu pode­ria fazer pois não pro­gramo, não decido nada no devel pois não faço parte do Fedora Board, man­dar e-mail e expli­car o pro­blema eu faço, o que mais posso fazer?

Tenha cer­teza que o seu post é infor­ma­tivo e não recla­ma­ção. E eu acho que tem um embai­xa­dor que nós conhe­ce­mos que está fazendo coments anô­ni­mos aqui, sem mais para esse assunto…

Con­ti­nue o exce­lente trabalho.

Responder

33 Henrique "LonelySpooky" Junior 20 de fevereiro de 2009 às 8:35

Pois é, Mene­zes. Tal­vez eu devesse somente ter colo­cado um título mais expli­ca­tivo do tipo “Xorg faz bes­teira e leva o Fedora junto”.
De qual­quer forma, obri­gado pelo apoio, sig­ni­fica muito.

Responder

34 Rodrigo Menezes 20 de fevereiro de 2009 às 8:59

Dá uma olhada no link abaixo, o Guia do Hard­ware sol­tou uma maté­ria muito boa sobre a nova “Comu­ni­dade” Linux, mos­trando que hoje, 80% só gosta mesmo é de recla­mar e aju­dar que é bom são poucos.

http://www.guiadohardware.net/noticias/2009–02/499C0137.html

Comen­ta­ram o caso desse post, tá ficando famoso hein!!! Abraço!

Responder

35 Henrique "LonelySpooky" Junior 20 de fevereiro de 2009 às 11:09

Pai, afasta de mim esse cálice! :-P

Responder

36 ErickGoes 20 de fevereiro de 2009 às 14:00

Hen­ri­que

Bem aven­tu­rado o homem que não se arre­pende daquilo que aprova.

Não pre­cisa mudar nada. É inte­res­sante como um sim­ples post como este pro­voca rea­ções diver­sas nas men­tes humanas.

:-)

Responder

37 Rafael Gomes 20 de fevereiro de 2009 às 21:13

Então, eu já venho comen­tando aqui, tam­bém sou embai­xa­dor do projeto.

Como mui­tos pen­sam não sou um defen­sor sem razão do pro­jeto. Se estou nele ainda é pq acre­dito, dessa forma irei defen­der o que acredito.

Veja que as vezes até mesmo os melho­res posts tem seus comen­tá­rios vitima do “tele­fone sem fio” aquela brin­ca­di­era de cri­ança onde se fala uma coisa no ini­cio e então ela vai mudando com o pas­sar do tempo.

1 — O Título “Fedora 11 pisando na bola?” não irá agre­gar nada no debate, ape­nas visi­tan­tes em busca de flame.

2 — Digo e repito, a culpa é do X.org e o fedora tem a tra­di­ção de acei­tar o que é do ups­tream, pois como já disse, não faz sen­tido mudar uma coisa que vem do ups­tream, já que você tam­bém pode par­ti­ci­par desse ups­tream para ten­tar mudar o que deseja em sua dis­tro, veja que esta­mos falando de comu­ni­dade, assim seria bom pra TODOS e não só para os usuá­rio “daquela” distro.

3 — Acho que esta­mos deban­tendo “em cir­cu­los”, não ire­mos che­gar a “canto” algum.

Pra mim “já deu”.

Meus 0,02 cents

Responder

38 Franklin Ronald 23 de fevereiro de 2009 às 11:08

Gente que absurdo.
Que o post é muito indi­vi­du­a­lista é fato, não há o que dis­cu­tir.
Acho que as equi­pes da Red Hat e da Cano­ni­cal estão indo ao cami­nho certo. Achei tudo muito pequeno para cau­sar este rebú enorme na sua cabeça. Ainda mais que você dei­xou a enten­der que ‘a adi­ção de uma fea­ture que VOCÊ não usa, é um ponto negativo’.

Gosto do seu tra­ba­lho rapaz, mas este artigo real­mente tinha que ser lido e relido antes de ser pos­tado. A sua frus­tra­ção vazou para um tra­ba­lho que devia ser imparcial.

Abraço.

Responder

39 LonelySpooky 23 de fevereiro de 2009 às 11:45

Fran­klin, me des­culpe, mas acho que você está enga­nado. Em nenhum momento eu disse que as fea­tu­res que não uso são pon­tos nega­ti­vos. Eu quis dizer que tais fea­tu­res não vão ser rele­van­tes para uma por­cen­ta­gem grande de usuá­rios. Quan­tos você conhece que usam Git? Mais impor­tante é focar na inclu­são dos delta rpms, no firs­taid­kit, na apri­mo­ra­ção do dri­ver de vídeo nou­veau (se é que é assim que se escreve). Essas são fea­tu­res de impacto maciço.
Acredite-me quando digo que, ao con­trá­rio da ima­gem que pode ter ficado, não me sinto frus­trado com o pro­jeto. Ao con­trá­rio, estou cada vez mais forte e enga­jado. Sinto-me ani­mado e com novas pers­pec­ti­vas, tanto na revista quanto no empa­co­ta­mento de softwa­res para o Fedora.
Eu devo muito ao pro­jeto, sinto que devo dar algo em troca por tudo aquilo que ganho dele e isso é o mínimo que posso fazer.

Responder

40 Central de polícia 23 de fevereiro de 2009 às 18:08

Cen­tral Cen­tral! Alguém rou­bou o meu ctrl+alt+backspace cen­tral!!!
Socorro cen­tral!!!
HAHAHA
Sin­ce­ra­mente, quanto auê por causa de uma fun­ci­o­na­li­dade per­dida.
Eu rara­mente uso ctrl+alt+backspace (Meus BSDs não tra­vam o X toda hora rs… ), e se foi uma deci­são UPSTREAM, tenho cer­teza que devem ter moti­vos para tal.

Uso Fre­eBSD 7.1 como S.O. do meu desk­top e tam­bém não gos­tei da mudança no Xorg depen­der do Hal para achar os dis­po­si­vi­tos, que tam­bém foi ado­tada pelo Fre­eBSD 7.1 por ser uma deci­são de enge­nha­ria de soft­ware UPSTREAM. Mas ei, espera, eu tenho como mudar isso

Sec­tion “Ser­ver­Flags“
Option “Auto­Add­De­vi­ces” “False“
EndSection

O pes­soal do Xorg é bem legal, a até seus usuá­rios não se acos­tu­ma­rem e deci­di­rem migrar, podem ficar com a fun­ci­o­na­li­dade antiga.

Sin­ce­ra­mente, para quem é “Embai­xa­dor do Fedora”(sei lá o que pode sig­ni­fi­car isso, além de falar bem e ten­tar jus­ti­fi­car as pos­sí­veis des­van­ta­gens do pro­jeto), muito estra­nho você recla­mar de ficar sem ctrl+alt+backspace se nem Xorg.conf mais a sua dis­tri­bui­ção pre­cisa, na con­fi­gu­ra­ção padrão!!!

Puta que pariu!
Você tá que­rendo é sarna pra se coçar!

Responder

41 LonelySpooky 23 de fevereiro de 2009 às 19:09

Tirar o xorg.conf foi outra pisada na bola. Quem sabe daqui a uns anos isso seja uma boa idéia, mas agora, com cer­teza não é. Que­rer faezr do linux um sis­tema super maduro, como se ele já tivesse moral de detec­tar tudo sem errar é ou infan­ti­li­dade ou pre­sun­ção. O HAL é muito bom, mas, por exem­plo, pra minha placa nvi­dia fun­ci­o­nar pre­ci­sei criar um xorg.conf… como vai ficar quem não sabe fazer isso?
É bom dei­xar bem claro, antes que pes­soas com pro­ble­mas de lei­tura (pro­va­vel­mente por um segundo grau defi­ci­ente) venham me encher o saco dizendo que estou falando do mal Fedora, que a mai­o­ria das dis­tros vai ado­tar essas mudan­ças. O meu Fedora, o Ubuntu do João­zi­nho, o Man­driva do Pedri­nho, todos sem xorg.conf, todos sem ctrl-alt-backspace, pois é por esse cami­nho que as coi­sas estão indo.
E sobre pro­cu­rar sarna pra me coçar, é ver­dade. Fiz isso desde que decidi parar de falar e me envolvi fazendo alguma coisa.

Responder

42 Central de polícia 23 de fevereiro de 2009 às 21:47

Mas o cami­nho é esse mesmo. Pra mim, quanto menos coisa tiver pra con­fi­gu­rar melhor, se você des­corda disso, vai recla­mar com os geren­tes de pro­jeto do Xorg, Hal, Ker­nel do Linux pra ten­tar mudar, por­que essas mudan­ças lite­ral­mente vem de cima mesmo. Até os BSDs estão ado­tando isso tam­bém, nin­guém mais quer criar apli­ca­ti­vos, fer­ra­men­tas, cama­das de abs­tra­ção pra con­fi­gu­rar hard­ware, isso é tra­ba­lho ups­tream, Dis­tri­bui­ção tem que empa­co­tar, focar nisso para fazer melhor. Mas não é só isso.

Essa dis­cus­são é mais pro­funda.
A base de usuá­rios de soft­ware livre é muito menor do que a base de usuá­rios de soft­ware pro­pri­e­tá­rio. Con­se­quen­te­mente os retor­nos de tes­tes e bugs tam­bém são menor, e a única forma de melho­rar um soft­ware é tes­tar.
Sendo assim, para ace­le­rar o ama­du­re­ci­mento do soft­ware, mui­tas orga­ni­za­ções de soft­ware livre, prin­ci­pal­mente Fedora e Ubuntu, empur­ram mudan­ças guela a baixo do usuá­rio, sem que esse tenha noção das reais mudanças(outra coisa que tem que mudar, a mai­o­ria dos usuá­rios nem lê as notas de lan­ça­mento da ver­são), mas ao mesmo tempo se eles não fize­rem isso, muito menos retor­nos de defeitos(bugs) e pro­ble­mas vão acon­te­cer, e o soft­ware vai demo­rar mais pra amadurecer.

Esco­lher qual dis­tri­bui­ção, e qual ver­são uti­li­zar hoje em dia é muito impor­tante, quase uma ‘arte’.

Se você qui­ser fazer do seu com­pu­ta­dor um labo­ra­tó­rio, e tes­tar bugs de graça pra cano­ni­cal e pra Red Hat, use Ubuntu ou Fedora, última ver­são sem­pre, um prato cheio de mudan­ças e impac­tos, seu com­pu­ta­dor será lite­ral­mente uma cobaia.

Se qui­ser esta­bi­li­dade e pouca mudança, use Debian Sta­ble, Slackware, Cen­tOS, Red Hat Enter­prise, SuSe Enter­prise e assim vai.

Eu entendo o seu ponto de vista e con­cordo que é um passo grande demais para se tomar para um usuá­rio ado­tar todas as mudan­ças pro­pos­tas pelas dis­tri­bui­ções ‘ble­e­ding edge’, mas é uma balança cara, se nin­guém usa uma fun­ci­o­na­li­dade, nin­guém vai saber se é boa ou não, melho­rar ou dis­con­ti­nuar o projeto.

É uma esco­lha a se tomar:
Usar uma dis­tri­bui­ção que tem todos os paco­tes mais atu­a­li­za­dos, última ver­são, com algu­mas des­van­ta­gens como mudan­ças de pla­ta­forma não esperada(odiei quando muda­ram para pulse-audio.…. por exem­plo, pra mim foi total­mente sem noção, mas enfim.… ).

Ou usar uma dis­tri­bui­ção está­vel, com pou­cas atu­a­li­za­ções, paco­tes obso­le­tos mas que sim­ples­mente fun­ci­ona, não que­bra de vez em quando ?

Você tem que ver o que é melhor e mais impor­tante pra sua necessidade.

Antes eu reco­men­dava Ubuntu e Fedora para usuá­rios domés­ti­cos, hoje eu reco­mendo só Ubuntu LTS (8.04) e Fedora 8 no máximo, que já está bas­tante maduro(na minha opinião).

Mas tá aí. Recla­ma­ção regis­trada, fla­mes acen­di­dos vamos ver aonde vai dar.

Responder

43 LonelySpooky 24 de fevereiro de 2009 às 0:29

As dis­tri­bui­ções “livres” de ver­dade, hoje em dia são pou­cas, se é que exis­tem. Já me pre­o­cu­pava com isso na época do fim do Red Hat Linux; a ver­dade é que na mai­o­ria dos linux gran­des, exis­tem inte­res­ses (como pode­rei dizer?) “mai­o­res”.
Não acho que isso seja errado, afi­nal, pois todo mundo pre­cisa rece­ber o pão de cada dia, só que o cená­rio mudou e já não existe mais nenhum Linux “para o usuá­rio”.
Todas as mudan­ças no ecos­sis­tema Linux apon­tam isso; as dis­tros pri­o­ri­zando “expe­ri­men­tar” em vez de agra­dar, já que, é claro, qual o melhor labo­ra­tó­rio de tes­tes que milha­res (ou milhões) de usuá­rios grá­tis?
Com­pa­ra­ti­va­mente, ainda acho o Fedora uma boa pedida já que ele dá um retorno sig­ni­fi­ca­tivo não somente à Red Hat mas tam­bém aos softwa­res ups­tream. Nossa polí­tica é a de sem­pre man­ter uma rela­ção de mão dupla com os softwa­res que empa­co­ta­mos e assim as coias fluem melhor, mas ser a van­guarda sem­pre tem seus pro­ble­mas… é o “pecado da vir­tude” como diz meu professor.

Responder

44 Israel Miranda 24 de fevereiro de 2009 às 11:02

Eu te entendo cara. Tam­bém já fiquei muito frus­trado com isso.
Já fui debian-maníaco, achava debian o sis­tema mais under­ground e hac­ker do mundo, até eu satu­rar com algu­mas ati­tu­des do pro­jeto como por exem­plo o fork do fire­fox e o thunderbird(iceweasel e ice­dove), ciclo de desen­vol­vi­mento instável(quando vão lan­çar uma nova ver­são con­ge­lam o tes­ting e o uns­ta­ble para focar os recur­sos em esta­bi­li­zar a nova ver­são), tirar o suporte a mail­box UNIX do thunderbird(icedove),dentre outras coisas.

Hoje eu vejo tec­no­lo­gia como um meio, não como um fim mais. Lar­guei de mão todas as ide­o­lo­gias do soft­ware livre, e mer­gu­lhei de cabeça naquilo que me atende melhor e que fun­ci­ona:
BSD’s. Mas ainda uso linux em vários cli­en­tes, admi­nis­tro ser­vi­do­res Debian, Cen­tOS, Fedora, Ubuntu, sem tor­cer o nariz quando encon­tro uma dis­tri­bui­ção Red Hat(como eu fazia anti­ga­mente, que boba­gem.…).
Uso Fre­eBSD no meu desk­top, Debian para vários ambi­en­tes de teste de Java/tomcat, Cen­tOS para trei­nar pois mui­tos dos meus cli­en­tes usam Cen­tOS ou Red Hat enter­prise, uso NetBSD no meu note­book por­que gosto demais do NetBSD, e se por acaso um dia sur­gir um sis­tema novo vou tes­tar e se me aten­der melhor, vou usar ele também.

Eu sou pro­fis­si­o­nal, uso soft­ware livre para ganhar dinheiro, viver, sobre­vi­ver. Por­tanto uso vários S.O.s dife­ren­tes, pois cada um tem sua van­ta­gem e des­van­ta­gem, e sou um espe­ci­a­lista em ate­nuar e mini­mi­zar cada uma delas.
O pes­soal do Fedora, Ubuntu, Debian e todo mundo mais quer algo que atenda as expec­ta­ti­vas deles, e cada pro­jeto tem uma expec­ta­tiva diferente.

Você que­rer mudar e influ­en­ciar uma dis­tri­bui­ção grande e pode­rosa como o Fedora é muito legí­timo, e muito melhor do que come­çar o fedora do tio joão, que pouca gente vai usar e um dia vai morrer.

Tal­vez você con­siga con­ven­cer o pes­soal do Fedora a colo­car uma outra com­bi­na­ção de teclas que possa der­ru­bar o X sem pre­ci­sar ir ao con­sole, argu­men­tando que um usuá­rio comum não sabe­ria fazer isso, por­que afi­nal existe a pos­si­bi­li­dade do X tra­var, ainda mais com con­fi­gu­ra­ção 100% automática.

Des­culpe o tom sar­cás­tico e seco dos meus posts ante­ri­o­res, meu humor é assim mesmo.

HAHAHAHAHA

Ah, e con­cordo com o seu pro­fes­sor.
No final todo usuá­rio desk­top hard-core quer tudo mais atu­a­li­zado, última ver­são de todos os paco­tes, e ten­dem a usar Fedora, Ubuntu, Open­SuSe ou Debian Unstable(já fui louco assim ahahahah), mas há um preço alto para se pagar!
Hoje, meu desk­top tem que ser está­vel, can­sei das minhas aven­tu­ras de con­ser­tar o meu *nix toda vez que alguma coisa quebrasse.

Se eu fosse você daria uma expe­ri­men­tada no Fre­eBSD, acho que vai gos­tar.
Mas use a ver­são 7.0, a ver­são 7.1 já tem o Xorg depen­dendo do Hal, e eu arre­pendi de atu­a­li­zar… atu­a­li­zei na época por causa do eclipse gany­mede, mas deve­ria ter espe­rado mais… o arrependimento!

Responder

45 Israel Miranda 24 de fevereiro de 2009 às 11:03

OOps…
aper­tei tab e espaço sem que­rer, deleta o post 2250 e o 2252 por favor.
Abraço cara.

Responder

46 Elder Marco 24 de fevereiro de 2009 às 23:43

Do meu ponto de vista, esse pro­blema não é tão grande assim. Uma con­fi­gu­ra­ção e resolve! É claro que tem aque­les usuá­rios que não irão saber fazer isso, mas..

Eu mesmo tive que con­fi­gu­rar o xorg.conf quando mudei para o Fedora 10 por­que estava com pro­ble­mas no dri­ver Open­Ch­rome (não apa­re­cia a seta do mouse).

O que acho pior no Fedora é o tempo de suporte a atu­a­li­za­ções de paco­tes. Mal mudei para o Fedora 8 e já não iria mais ser atualizado!

Do mais, sou super fã! Não con­se­gui­ria dei­xar ele para conhe­cer outras distribuições.

Responder

47 Rodrigo Menezes 25 de fevereiro de 2009 às 16:51

Como entu­si­as­tas, gosto de pen­sar no Fedora como uma dis­tri­bui­ção que um dia possa ser usado por qual­quer pes­soa, não só geeks fre­aks… Pen­sando nisso as vezes sai alguns arti­gos como o acima, que­re­mos que o sis­tema fique mais fácil sim, mas alte­ra­ções pre­ci­sam ser imple­men­ta­das quando o sis­tema suporta. Não adi­anta tirar arqui­vos de con­fi­gu­ra­ção quando as fer­ra­men­tas auto­ma­ti­za­das não fun­ci­o­nam, etc…

Eu uso Fedora no meu note e Ubuntu no meu desk­top, tenho pro­ble­mas nas duas dis­tros, coi­sas que mui­tas vezes não con­sigo resol­ver, no note então, o KDE 4.2 trava algu­mas vezes e nem pegar log eu consigo.

Pra mim, o mais impor­tante de uma dis­tri­bui­ção fazer é inte­grar um sis­tema de bug com­pe­tente, que cap­ture os pro­blema dire­ta­mente no sis­tema dos usuá­rios e os envie para o core do Pro­jeto. O Fedora mon­tou algo pare­cido, mas o impor­tante é ter um pro­grama que inte­gre todas as apli­ca­ções, não só o núcleo do sis­tema, inte­gre tam­bém apli­ca­ções exter­nas como o Xorg, KDE, Gnome, etc…

Responder

48 Silvio 4 de março de 2009 às 11:49

Acho que essa ques­tão se estende as prin­ci­pais dis­tros, dos alphas e betas que tes­tei, o Ubuntu e o Man­driva tam­bém estão vindo com o comando Control+Alt+Backspace desativado.

Responder

49 Adalberto 29 de março de 2009 às 23:01

Con­cordo em número, gênero e grau com a colo­ca­ção do amigo.
Acabo de dar uma 3 chance ao fedora e ins­ta­lei mais uma vez ele em meu pc e já vou remo­ver. Ele sim­ples­mente não fun­ci­ona e até trava com minha placa de rede (que fun­ci­ona per­fei­ta­mente em outras dis­tros) real­tek. Vale aqui sali­en­tar q só desins­ta­lei o meu Ubuntu por conta daquela skin cor de feses q ele pos­sui mas exce­tu­ando isso nunca dei­xou a dese­jar em nada, tam­pouco o slackware q nao tem skin cor d feses mas por outro lado tem um ins­ta­la­dor do tempo das caver­nas.
Sem que­rer dar uma d pro­feta do caos, me arris­ca­ria dizer q cer­tas dis­tros vão mor­rer jun­ta­mento com seus ide­a­li­za­do­res fada­das infa­li­vel­mente ao fra­casso. Deixo aqui o apelo para os desen­vol­ve­do­res do ubuntu: aca­bem urgente com essa skin cor de …( não pre­cisa nem repetir).

Responder

50 Adalberto 29 de março de 2009 às 23:16

*onde feses leia-se fezes

Responder

51 LonelySpooky 29 de março de 2009 às 23:51

Adal­berto, não fiquei sabendo de nenhum pro­blema rela­ci­o­nado às pla­cas Real­tek no Fedora; bem ao con­trá­rio, todas as que tes­tei fun­ci­o­na­ram bem e sem neces­si­dade de nenhuma con­fi­gu­ra­ção adi­ci­o­nal. Tra­va­men­tos como os que você des­creve são geral­mente rela­ci­o­na­dos a pro­ble­mas de hard­ware. Qual o modelo da placa?
Eu não gosto do Ubuntu por um motivo de ide­o­lo­gia, acho melhor um Linux que con­tri­bui para a evo­lu­ção do Soft­ware Livre e com o Fedora essa rela­ção sem­pre foi de mão dupla: cada melho­ria feita nos softwa­res usa­dos pelo Fedora é, inva­ri­a­vel­mente, pas­sada para o upstream.

Responder

52 LonelySpooky 29 de março de 2009 às 23:56

Não digo, claro, que o Ubuntu não con­tri­bua (já que nem sei como fun­ci­ona o desen­vol­vi­mento interno dele); ape­nas creio que o modo “Fedo­rís­tico” seja ade­quado ao que espero para o nosso ecos­sis­tema. :-)

Responder

53 Rafael Gomes 29 de março de 2009 às 23:09

Adal­berto,

Você sabia que é pos­sí­vel alte­rar o skin não é?
Quanto ao pro­blema com sua placa de rede, se você não repor­tar a falha eles nunca irão cor­ri­gir.
Quanto ao ins­ta­la­dor do Slackware, sinta-se a von­tade pra escre­ver um melhor.

Em rela­ção a sua pro­fe­ti­za­ção, pre­firo não comen­tar. Com base nos seus argu­men­tos ante­ri­o­res, isso seria perda de tempo.

Responder

54 LonelySpooky 30 de março de 2009 às 0:08

“Quanto ao ins­ta­la­dor do Slackware, sinta-se a von­tade pra escre­ver um melhor“
Tsc! Tsc! Tsc! Que res­posta inú­til Rafael. Res­pos­tas como essa pres­tam um grande des­ser­viço ao Linux e todos fica­mos pare­cendo um bando de baba­cas aos olhos dos novatos.

Responder

55 Silvio 29 de março de 2009 às 23:16

Adal­berto, se o pro­blema é o aspecto visual, tenta o SO Man­driva, é tão fácil de usar quanto o Ubuntu e é lindo este­ti­ca­mente, acho que deve ser a dis­tro mais bonita da atualidade.

Responder

56 LonelySpooky 30 de março de 2009 às 0:11

De fato, Man­driva é lindo e legal, mas cá entre nós, mudar a apa­rên­cia de uma dis­tro é muito fácil e não tem mis­té­rio, né?

Responder

57 Adalberto 29 de março de 2009 às 23:36

Creio q fui um tanto intri­seco demais ao comen­tar a skin do ubuntu (q não me agra­dou por ser nativa, ape­sar de ser per­so­na­li­zá­vel, con­tudo o sis­tema em si não dei­xou a dese­jar. So que­ria adi­ci­o­nar ao meu comen­tá­rio alguns com­ple­men­tos: quando digo q algu­mas dis­tros ten­dem a cair no ostra­cismo dá-se ao fato q elas evo­luem com certa timi­dez e em mui­tos casos cer­tas fusões têm sido um passo à frente e 2 para trás. Tam­bém dei­xei d comen­tar o Debian q beira a pra­do­ni­za­ção q não deixa de ser uma coisa boa, mas em con­tra­par­tida as inú­me­ras dis­tros pro­vo­cam uma sen­sa­ção de dis­per­são no mundo linux/unix. Torço tanto quanto os demais ami­gos pelo sucesso desse sis­tema mas às vezes fico meio cético a alguns bugs bobos (como quando tento mudar a lin­gua­gem do fedora 10 e o mesmo trava sem dar retorno) q a gente encon­tra q passa a idéia q o desen­vol­ve­dor sequer tes­tou o q criou. Melhoras…

Responder

58 LonelySpooky 30 de março de 2009 às 0:17

Adal­berto, “intrín­seco”? Acho que não entendi, mas posso garan­tir que o Fedora, pelo menos, não evo­lui timi­da­mente; nós somos a dis­tro de evo­lu­ção mais rápida. Esse é nosso ponto forte (e tam­bém nosso ponto fraco) e esta­mos muito longe de mor­rer… Na ver­dade, o Pro­jeto vem cres­cendo em escala geo­mé­trica e o Fedora de hoje é muito melhor que o Fedora de ontem. Não me escapa que temos muito a melho­rar, mas quem não tem?

Responder

59 Rafael Gomes 30 de março de 2009 às 8:23

Lonely,

Que­ria ver se você fosse a pes­soa que pas­sou dias de sua vida dedi­cado a cri­a­ção do ins­ta­la­dor “pré-histórico” do slackware e tivesse uma crí­tica alta­mente des­tru­tiva dessa.

Aponte os pro­ble­mas real­mente, não fique levan­tando toda solu­ção ao fracasso.

Soft­ware Livre é cola­bo­ra­ção, não adi­anta nada somente uti­li­zar e não cola­bo­rar. É muito fácil recla­mar que isso ou aqui está “feio” ou mal feito, mas nin­guém nem se presta ao tra­ba­lho de reporta o pro­blema e já sai por ae falando que essa ou aquela solu­ção é hor­rí­vel por conta de seu pro­blema isolado.

Tem um pro­blema? Reporte, fare­mos de tudo pra aju­dar. Caso con­trá­rio, nos­sas bolas de cris­tal esta­rão ocu­pa­das pra esse serviço.

Sei que fui rude, mas o comen­tá­rio foi assaz des­tru­tivo. Desculpem-me qual­quer coisa.

Responder

60 LonelySpooky 30 de março de 2009 às 8:52

Rafael, pre­cisa de quan­tas pis­tas para per­ce­ber que o cara é noob? (com todo res­peito)
Des­tru­tiva é essa recep­ção que você deu. Em ver de vir com essa pos­tura arro­gante de linu­xista bon­zão teria sido mais sim­ples expli­car que o Slackware é o Linux da velha guarda e que não pensa em faci­li­tar nada.

Responder

61 Adalberto 30 de março de 2009 às 9:13

Olha só amigo LonelySpooky,

Sin­ce­ra­mente me adje­ti­var de noob arro­gante ou as iro­nias pre­sen­tes em seus comen­tá­rios não presta ser­viço algum a tão nobre aqui defen­dida comu­ni­dade linux. Já admiti a ácidez dos meus comen­tá­rios pri­mei­ros, con­tudo amigo volto a dizer: os pro­ble­mas estão lá e nin­guém melhor que o usuá­rio pra se res­sen­tir deles. É meri­tó­rio o esforço que alguns desen­vol­ve­do­res têm feito, con­tudo ao invés de somente elo­giar é pre­fe­rí­vel apon­tar melho­rias ou solu­ções numa pos­tura mais con­digna (à exem­plo do Silvio)de desen­vol­ve­dor.
Ape­sar de toda essa polê­mica, volto a fri­zar que torço pelo sucesso do fedora jun­ta­mente com seus desen­vol­ve­do­res aqui pre­sen­tes con­tui­buindo com comen­tá­rios mais salutares.

Responder

62 LonelySpooky 30 de março de 2009 às 9:28

Adal­berto, por favor, releia os comen­tá­rios com calma. Você não foi cha­mado de arro­gante, o que eu disse foi que os linu­xis­tas que falam a mesma coisa que o Rafael falou, do jeito como ele falou, aca­bam con­tri­buindo nega­ti­va­mente para o Linux.

Responder

63 Rafael Gomes 30 de março de 2009 às 9:27

É notó­rio o esforço para dei­xar o texto mais rebus­cado, mas o que importa é a men­sa­gem trans­mi­tida, sacou?

Per­ceba que seu comen­tá­rio foi infe­liz e qual­quer argu­men­ta­ção do mesmo somente piora sua situ­a­ção. Con­cordo que foi rude demais, mas real­mente ando meio cha­te­ado com alguns usuá­rios, pois acham que a comu­ni­dade é uma grande empresa que deve for­ne­cer o que ele precisa.

Vejam que somos todos parte dela, e se alguém não fizer algo ela não será feita sozinha.

Obri­gado,

Responder

64 Rodrigo Menezes 30 de março de 2009 às 14:48

Não ia me pro­nun­ciar nes­ses novos comen­tas, mas vocês insis­tem tanto, hehehe.

Pri­mei­ra­mente, Adal­berto, eu apoio o seu comen­tá­rio, ele é neces­sá­rio, tal­vez devesse ser mais brando visto que está cri­ti­cando dire­ta­mente para pes­soas envol­vi­das, mas a crí­tica deve exis­tir sim, obri­gado por com­par­ti­lhar a sua experiência.

Rafael, você está se tor­nando um Linu­xer Xiita, cui­dado cara. Além do Debian e Slackware, todas as outras dis­tri­bui­ções estão tra­ba­lhando pra fazer o sis­tema mais ami­gá­vel, para que pes­soas FORA DO CÍRCULO DE TI possa uti­li­zar. Pen­sando nisso, como uma pes­soa que não sabe ler em inglês pode pos­tar um bug report? Como um pro­fes­sor de por­tu­guês pode fazer um patch pra cor­re­ção de um bug, ou pro­gra­mar um novo instalador.

Cara, a mai­o­ria das pes­soas pos­tam suas expe­ri­ên­cias com um sis­tema e não importa se eles sabem usar ou não, temos que ter a humil­dade de ouvir e cor­ri­gir. Eu odeio tra­va­men­tos, e mui­tas vezes eles acon­te­cem e eu não con­sigo pegar logs pra man­dar pro bug­zilla, como um usuá­rio comum poderá fazer isso se nem eu con­sigo as vezes.

Esta­mos aqui pra faci­li­tar, tra­ba­lhar pelos outros sim, então baixa o punho e começa a ouvir mais antes de sair jogando pedras. Quem te garante que o cara sabe pre­en­cher bug­zilla, fazer instaladores/código? E se não sabe tem que usar o sis­tema do jeito que está e ficar quieto?

Para um pouco, pensa antes de escre­ver pois pala­vras nãos e apagam.

Att,

Rodrigo “o extre­mista” Menezes

Responder

Leave a Comment

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre user="" computer="" escaped="">

Previous post:

Next post: