Está na moda a consciência ecológica e, seguindo essa tendência, as palavras “boas” da vez são (anote aí): verde, economia, planeta, árvore e doação. Se você usar qualquer uma dessas palavras nos seus projetos – não importa quão imbecil ele seja – as pessoas serão obrigadas a aplaudi-lo, afinal, o que vale é a intenção! Ou será que não vale?
Embora eu seja a favor das atitudes ecológicas, o mais chocante na nova geração de abraçadores de árvores e naturebas é a quantidade de desinformação que essa gente tem. Árvores são boas, mas a baboseira ambientalista de agora trata cada árvore como uma limpa e eficiente fábrica de ar puro… é como se cada semente fosse um tanque de oxigênio em potencial, esperando para crescer e jogar na atmosfera o precioso O2.
Será que ninguém se lembra das aulas de biologia no ensino médio? Árvores são criaturas vivas como qualquer animal e respiram, assim como você e eu, oxigênio, exalando CO2. Acontece que no processo de fotossíntese as plantas usam a luz como catalisador num processo fotoquímico que envolve CO2. Logo, de noite, quando não há luz do sol para fotossintetizar a glicose, as plantas competem conosco pelo mesmo O2. Para resumir, a planta faz duas coisas: respira como nós e faz fotossíntese (observe bem que o ponto chave aqui é o prefixo FOTO), portanto, sem luz, sem produção de oxigênio e a planta continua, assim como nós, respirando O2.
Há também alguns estudos “geniais” que sugerem replantar florestas com eucalipto porque crescem rápido e são grandes. Imagine replantar a floresta amazônica com eucaliptos? Melhor seria adicionar mais uma palavra ao dicionário dessas pessoas: biodiversidade.
Entretanto, estou divagando. Se por um lado não acredito nessa ladainha de plante um “tanque de oxigênio”, acredito que árvores ajudam na regulação da temperatura, na manutenção da fertilidade do solo, no embelezamento das cidades e na sustentação de um bioma variado, por isso achei legal falar sobre o projeto eco4planet.
O eco4planet é um buscador (que, na verdade usa o Google customizado), mas que promete plantar uma árvore a cada 50.000 buscas realizadas pelo seu sistema. A tela, como não poderia deixar de ser é preta, para “economizar energia”. Sim! O eco4planet é feito por brasileiros e, a princípio, vai plantar as árvores em Ribeirão Preto (SP). Se os caras forem inteligentes, tem tudo para dar certo (só espero que não saiam plantando eucaliptos a torto e a direito).
Se for fazer uma busca pela net, dê uma chance aos caras. Cada árvore plantada faz pose para uma foto que você pode ver aqui.

P. S.:
Apenas mais duas observações (já que estou com a mão na massa):
- Se você usa monitores LCD pode usar uma tela mais negra que a alma do Steve Balmer e não vai fazer economia nenhuma. Isso de telas escuras economizarem energia só funciona nos velhos CRT1.
- Quer ver me deixar puto e vir falar das “emissões de carbono”, “carbono zero”… Carbono é um elemento químico da tabela periódica que é SÓLIDO à temperatura ambiente (grafite, diamante…). Carbono e dióxido de carbono são duas coisas muito diferentes.
- http://googleblog.blogspot.com/2007/08/is-black-new-green.html ↩

This work, unless otherwise expressly stated, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
{ 4 comments… read them below or add one }
Legal, e muito bem dito
Só uma observação: algumas pessoas usam tela preta em LCD somente pesando em sua propria visão, nada haver com economia de energia ou consciência ecológica ehehehe
[]s
Ola Henrique,
Replantação só de árvores nativas (só de ver a destruição na floresta da Amazônica).
Biodiversidade não é um conceito para se usar localmente mas a nível planetário, pois ao longo de milhões de anos isso foi feito!
Cumprs
Manuel Benedito
Seu comentário aqui já virou tradição, Manuel, e é sempre muito benvindo.
Ola Henrique,
Tudo começou com o 1stepinstall! (muito útil).
Como eu escrevi no artigo sobre OS, foi assim que Linux T. conseguiu unir esforços para o kernel que escreveu!
Cumprs
Manuel Benedito