O yum downgrade funciona

Sabe quando você pensa que é esperto e acaba fazendo besteira na sua estação de trabalho por excesso de confiança? Pois é, isso me aconteceu ainda esses dias.

Depois que perdi o cabo USB do meu telefone celular, a única maneira de transferir arquivos PC/celular era apelar para o meu dispositivo bluetooth USB de R$ 20.

Não haveria problema se o GNOME Bluetooth funcionasse direito. Em vez disso, nove em cada dez tentativas terminavam em travamento. Já estava cansado de me conter nos palavrões quando, na verdade, a vontade era berrar a plenos pulmões frases que sequer a finada Dercy Gonçalves ousaria.

Optei pelo politicamente correto e habilitei o repositório “updates-testing” do Fedora, na esperança de obter uma solução para os travamentos. É claro, achei melhor atualizar o GNOME todo (já que estava ali, por que não?).

user@computer:$ su -c 'yum –enablerepo=updates-testing update gnome*'

Resultado: não apenas o Bluetooth continuou sem funcionar como o GNOME começou a abrir janelas (dezenas) que carregavam infinitamente na lista de janelas.

Lembrei-me de que o “yum downgrade” já estava implementado e vi uma boa chance de experimentar. Falei sobre esse novo recurso faz algum tempo, mas, de fato, era tudo teoria.

Na prática, o downgrade de pacotes via YUM funcionou bastante bem:

user@computer:$ su -c 'yum downgrade gnome*'

E todos esses updates em teste (que, claramente, precisavam de muitos testes ainda) foram revertidos para a versão imediatamente anterior.

Fica a dica, pessoal: yum downgrade funciona para desfazer nossas cag tentativas frustradas. :-)

  • Share/Bookmark

Posts relacionados:

  1. Como um pacote RPM chega no YUM?

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

4 Responses to “O yum downgrade funciona”


Leave a Reply