By BoLOBOOLNE payday loans

Poderá o Fedora tornar-se rolling release?

by LonelySpooky

No exato momento em que escrevo, as lis­tas de dis­cus­são do Fedora estão pipo­cando com uma ques­tão que, volta e meia apa­rece: poderá o Fedora ado­tar o esquema de rol­ling rele­ase?

Já há algum tempo essa ques­tão per­ma­ne­ceu mar­te­lando no meu cére­bro por­que, sob mui­tas for­mas, acre­dito que o atual modelo de desen­vol­vi­mento e dis­tri­bui­ção ado­tado pelo Fedora per­deu o sen­tido. O maior impacto (e mais prá­tico exem­plo disso) foi a migra­ção do Gnome 2.x para o Gnome 3.x. Como o Gnome 3.x ainda estava em está­gios muito ini­ci­ais, o que nor­mal­mente se espera é que novos lan­ça­men­tos do Gnome aca­bem por tor­nar o pro­duto melhor e mais maduro, entre­tanto, usuá­rios do Fedora aca­bam pri­va­dos de gran­des melho­rias nos “paco­tes base” por­que, de acordo com a polí­tica de upda­tes, nenhum pacote crí­tico pode ser atu­a­li­zado para núme­ros de ver­são dras­ti­ca­mente dife­ren­tes, ou seja: você veria o Gnome 3.0.1 pas­sar para 3.0.2, mas não o veria pas­sar para 3.2. O motivo disso? Como acon­te­ceu nas dis­tros que, inad­ver­ti­da­mente atu­a­li­za­ram o python de 2.7 para 3.0, o sis­tema que­brou e esse é o perigo de atu­a­li­za­ções drásticas.

Ape­sar dos pos­sí­veis pro­ble­mas que uma dis­tro rol­ling rele­ase pode tra­zer, ver­dade é que essa polí­tica de aguar­dar a pró­xima rele­ase para obter atu­a­li­za­ções mai­o­res dos paco­tes base mui­tas vezes obriga os usuá­rios a per­ma­ne­cer com um pro­duto infe­rior, tor­nando o man­tra do Fedora “Fri­ends, Fea­tu­res, First” sem sen­tido, já que o “First” dei­xou de ser uma pri­o­ri­dade há mui­tos anos.

Usar rol­ling rele­ase não se trata somente de man­ter uma dis­tro com os paco­tes mais recen­tes, mas tam­bém de eco­no­mia de tempo por­que, con­forme os anos pas­sam, cada vez mais per­cebo que não tenho mais paci­ên­cia para ficar for­ma­tando e ins­ta­lando novas rele­a­ses, embora não me sinta con­for­tá­vel em saber que estou usando um sis­tema desatualizado.

É claro que uma dis­tro rol­ling rele­ase pre­cisa fazer muito mais do que sim­ples­mente atu­a­li­zar softwa­res de modo irres­pon­sá­vel. O rol­ling rele­ase traz paco­tes novos, mas está­veis e só faz as atu­a­li­za­ções com­pa­tí­veis (isso sig­ni­fica que uma dis­tro rol­ling rele­ase não atu­a­li­za­ria o Gnome 2 para Gnome 3 por­que são com­ple­ta­mente dife­ren­tes). A dis­tro rol­ling rele­ase tam­bém não tra­ria novas fea­tu­res (ou seja, não subs­ti­tui­ria o velho SysV pelo novo Sys­temd) por­que, basi­ca­mente, as coi­sas novas e legais pre­ci­sam ser ins­ta­la­das do zero em algum ponto, então, nesse caso, a pala­vra atu­a­li­za­ção não se aplica e é isso que o rol­ling rele­ase faz: atu­a­liza fea­tu­res exis­ten­tes, mas não imple­menta novas.

Por enquanto, toda essa ques­tão está ape­nas sendo deba­tida, mas acre­dito que o Fedora em breve embar­cará no modelo rol­ling rele­ase, mas um rol­ling rele­ase nos mol­des do open­SUSE, que mos­tra muita inte­li­gên­cia ao per­mi­tir que seus usuá­rios optem pelo modelo sim­ples­mente adi­ci­o­nando um repo­si­tó­rio sem, no entanto, abrir mão do lan­ça­mento de releases.

Enquanto a dis­cus­são “rola” (saca­ram o tro­ca­di­lho?) vejo o quanto as opi­niões sobre isso estão divi­di­das no Pro­jeto Fedora, mas acre­dito que seja uma ques­tão de tempo até que pode­re­mos optar por um Fedora rolling.

Share

Creative Commons License
This work, unless otherwise expres­sly sta­ted, is licen­sed under a Cre­a­tive Com­mons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unpor­ted License.

{ 6 comments… read them below or add one }

1 Elder Marco 24 de janeiro de 2012 às 16:06

Pra ser sin­cero eu tam­bém gos­ta­ria de uma dis­tro rol­ling rele­ase ao estilo do fedora. Ulti­ma­mente, tenho ficado muito mais no Arch do que no fedora e posso dizer que a ideia de um rol­ling rele­ase, mesmo com suas con­sequên­cias — que não são lá muito drás­ti­cas do jeito que falam — é per­feita para a maior parte dos usuá­rios. Esse negó­cio de ter de se pre­o­cu­par em for­ma­tar a máquina para pas­sar para a pró­xima ver­são vai ficando chata com o tempo e tam­bém parei de cur­tir. Tanto é que até o pre­sente momento eu não atu­a­li­zei o meu fedora para a ver­são 16.

Mas uma coisa eu dis­cordo de você. Quando disse que uma dis­tro não atu­a­li­za­ria do GNOME 2 para o 3 e seguindo esse tipo de ideia, eu me per­gun­tei: Mas quando então ela o faria, afi­nal? Em algum momento terá de acon­te­cer alguma des­con­ti­nui­dade na expe­ri­ên­cia do usuá­rio jus­ta­mente pelo fato de ter­mos algo com­ple­ta­mente dife­rente. A mudan­ção do GNOME 2 para o 3 — ou qual­quer outro software/ambiente — ocorre de maneira bas­tante des­con­tí­nua mui­tas vezes e não há muita coisa que uma dis­tro rol­ling rele­ase poderá fazer a res­peito. Até por­que, o pro­blema não é com ela e sim que o ups­tream que assim o desejou.

Responder

2 LonelySpooky 24 de janeiro de 2012 às 16:24

Elder, no caso de um update de Gnome 2 para 3 a pos­tura ado­tada é de sim­ples­mente parar os upda­tes para o Gnome 2. Ele fica­ria con­ge­lado no tempo e nada mais. Para usar o Gnome 3 seria pre­ciso instalá-lo de pro­pó­sito e nesse caso você baixa uma rele­ase nova ou a dis­tro for­nece o Gnome 3 nos repos e você ins­tala lado a lado ao Gnome 2. No final das con­tas, vc ins­tala o Gnome 3, mas atu­a­li­zar a par­tir do 2 é tec­ni­ca­mente inviável.

Responder

3 LonelySpooky 24 de janeiro de 2012 às 16:27

Sei de um pes­soal que se propôs a con­ti­nuar com o Gnome 2 e muita gente ficou feliz pen­sando que se tra­tava de um fork, mas, no final das con­tas, a “con­ti­nui­dade” que esse grupo vai dar é ape­nas a apli­ca­ção de bug­fi­xes. Não vai ter um desen­vol­vi­mento ativo.

Responder

4 @draelmaster 24 de janeiro de 2012 às 18:27

Eu gos­ta­ria que o fedora se torna-se rol­ling rele­ase, de fato já estou can­sado de ter quer for­ma­tar o sis­tema a cada novo lan­ça­mento. Na ver­dade eu gos­ta­ria de uma ver­são LTS mas acre­dito que esse não seja o foco do Fedora que pelo jeito tem tudo para se tor­nar rol­ling rele­ase, hoje eu fiquei sur­preso ao ver que o ker­nel do fedora foi atu­a­li­zado para a última ver­são está­vel (3.2.1) o que foi uma grande mudança pois o ker­nel do fedora 16 estava seguindo a ver­são 3.1.x de qual­quer forma eu estou gos­tando do rumo que a dis­tro está tomando.

Responder

5 hiltongil 24 de janeiro de 2012 às 19:56

Esco­lhi o apto­sid em razão de outras dis­tros jus­ta­mente por ser rol­ling. Usei para­le­la­mente o Open­Suse com o repo­si­tó­rio rol­ling tam­bém não tive pro­ble­mas. O Sabayon tam­bém cum­pria bem essa fun­ção. O Arch eu não tive tempo sufi­ci­ente para ver se con­se­gui­ria dei­xar do jeito que que­ria. Enfim, recen­te­mente atu­a­li­zei o Fedora 15 para o 16 no note do meu irmão e não fiz nova ins­ta­la­ção recorri ao pré-upgrade e con­fesso que o resul­tado foi satis­fa­tó­rio nenhum pro­blema de con­fi­gu­ra­ção ou que­bras ficou tudo per­feito. No ubuntu tam­bém já vi alguns ami­gos faze­rem a atu­a­li­za­ção de uma ver­são para outra com o update-manager –d e não terem pro­ble­mas. Mas quando tem mui­tos pro­gra­mas com repo­si­tó­rios dife­ren­tes aí a situ­a­ção já com­plica. Espero que o Fedora opte pelo modelo rol­ling que sabe volto a testá-lo.

Responder

6 edps 11 de março de 2012 às 11:36

Acho que essa idéia bas­tante salu­tar, não só para o Fedora mas para qual­quer dis­tro, prin­ci­pal­mente para aca­bar com esses lan­ça­men­tos de ver­são, assim, ao invés de se pre­o­cu­pa­rem em lan­çar a pró­xima ver­são, a pre­o­cu­pa­ção única seria dei­xar o sis­tema atu­a­li­zado e utilizável.

Uso Arch Linux, Debian SID e não tenho pro­ble­mas com nenhum dos dois quando sigo o tra­di­ci­o­nal feijão-com-arroz, ou seja, repos ofi­ci­ais. No Arch, onde tenho a faci­li­dade do AUR pro­ble­mas seriam mais pro­vá­veis, mas isso não ocorre.

Responder

Leave a Comment

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre user="" computer="" escaped="">

Previous post:

Next post: